[Dúvida] Atribuição 1C Maior - ACP (Pai português declarante / Sem transcrição)

Olá pessoal, tudo bem?

​Estou reunindo os documentos para dar entrada no meu processo de atribuição (1C - Maior) e pretendo enviar para o Arquivo Central do Porto (ACP) via DHL. Como as regras e o humor das conservatórias podem mudar, gostaria da ajuda dos membros mais experientes para validar se meu planejamento está alinhado com as exigências atuais de julho de 2026.

​O meu cenário:

​Sou filho de pai português. O processo dele também foi feito pelo ACP e concluído em 2020. Eu já tenho o PDF com o assento de nascimento português dele.

​O meu pai português foi quem declarou o meu nascimento no cartório no Brasil (antes de eu completar 1 ano de idade).

​O casamento dos meus pais não está transcrito em Portugal.

​Sou solteiro (pretendo me casar em breve, mas enviarei o processo antes disso).

​A minha lista de documentos a enviar:

​Formulário 1C (pago via cartão de crédito na plataforma do IRN), impresso colorido frente e verso, com assinatura reconhecida por autenticidade.

​Minha certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica, com Apostila de Haia.

​Cópia do meu RG (emitido há menos de 10 anos), autenticada e com Apostila de Haia.

​Cópia simples impressa (em folha A4 comum) do PDF do assento de nascimento do meu pai.

​As minhas dúvidas:

​O ACP continua adotando o entendimento de que a transcrição do casamento é dispensada quando o pai português é o declarante do nascimento na menoridade?

​A minha lista de documentos está completa ou o ACP passou a exigir algo extra recentemente (ex: autenticar a folha do assento do pai)?

​Como estão os prazos reais do ACP para quem está enviando agora? Está demorando muito para chegar a chave de acesso (senha) por e-mail?

​Agradeço desde já pela atenção e ajuda de todos!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.