Cidadania para filhos em menos de 70 dias no Consulado de BH

Olá, pessoal!

Venho compartilhar uma experiência muito positiva que tive com o Consulado de Portugal em BH.

Solicitei a cidadania dos meus filhos, ambos filhos de português, no dia 08/05/2026 e, esta semana, já fui informada de que o processo de um deles está concluído! O prazo foi bem menor do que eu esperava e o processo não teve custo.

A recomendação que eu havia recebido aqui no fórum era enviar a documentação para Portugal. No entanto, quando fui ao Consulado fazer a transcrição do meu casamento, o atendente me informou que os processos de cidadania em BH estavam levando cerca de três meses — às vezes, até menos. Diante disso, resolvi tentar fazer por aqui.

O ponto negativo é que não há uma plataforma para acompanhar o andamento do processo. A orientação é enviar um e-mail solicitando informações sobre o status após 90 dias. Como já estava próximo desse prazo, enviei um e-mail esta semana e fui informada de que o processo da minha filha já está integrado. O do meu filho ainda não, mas também não há nenhuma pendência. Como os dois casos são semelhantes e foram enviados juntos, imagino que o dele também seja concluído nos próximos dias.

Aproveito para compartilhar também minha experiência com a transcrição do casamento: o processo fica pronto na hora! Foi tudo muito tranquilo, e o atendimento foi pontual e cuidadoso.

No ano passado, tentei várias vezes fazer um agendamento no Consulado de BH e não consegui, nunca apareciam vagas disponíveis. Já neste ano, consegui fazer três agendamentos com bastante facilidade.

Enfim, quis compartilhar minha experiência porque acredito que essas informações possam ser úteis para outras pessoas que estejam avaliando onde fazer esses processos.

Agradeço também por tudo o que aprendi aqui com vocês!

Um abraço,

Elisa

Comentários

• @Etc

Filhos menores de idade? Qual idade?

• @Etc

Para filhos menores de um ano de idade, sim, o consulado é mil vezes mais rápido que qualquer conservatória. Mas para por aí.

• O consulado de Bh possui um atendimento presencial impecável. De todas as vezes que eu precisei ir lá, fui muito bem atendido.

para título de comparação, minha tia fez o processo de nacionalidade do seu filho maior. a partir do consulado, e demorou 18 meses.

De jan/24 a ago/25. Bem maior que pedindo direto.

• editado July 19

@leonardocouto

Tenho dois pontos:

1 - O mesmo processo no ACP teria levado 12 meses se iniciado em 2024 (atualmente a média está em 14 meses), portanto os 18 meses não são bem melhores do que mandando direto para uma conservatória em Portugal;

2 - Por mais que o atendimento desse consulado seja bom, quando eles terminam o trabalho deles o assento precisa ser integrado na CRC Lisboa, e aí entra na mesma fila de inscrição consular que todos consulados portugueses mundo a fora, ou seja, nem vc nem o consulado têm controle ou visibilidade sobre essa etapa que pode demorar meses ou anos.

Para filhos recém nascidos (até 1 ano) fazer via consulado realmente faz sentido. A partir disso costuma ser mal negócio.

• @eduardo_augusto

Minha filha, que o processo já está integrado, tem um ano e meio. Meu filho, que o processo ainda não terminou, tem 4 anos.

• Li em algum lugar que o IRN estaria priorizando a inscrição do nascimento de filhos menores pelos consulados. Lembro de ter lido relatos semelhantes de consulado do RJ e um do nordeste, acho que Fortaleza, inde os processos terminaram em poucos meses.

Acho que isso faz total sentido, afinal de contas o consulado é a referência para os cidadãos no estrangeiro, então nada mais justo que algo básico, como registrar um filho nascido no estrangeiro seja rápido.

• editado 1:48AM

Aproveito para compartilhar também minha experiência com a transcrição do casamento: o processo fica pronto na hora! Foi tudo muito tranquilo, e o atendimento foi pontual e cuidadoso.

Sempre mencionamos que BH e Brasília são bem rápidos para transcrição de casamento. Com duas "advertências": tem que ir pessoalmente e tem que conseguir agendar as datas.

Tem um terceiro "porém" que não sei se se aplica em todos os casos e em ambos consulados:

Já vi relatos que só fazem transcrição para casos onde o assento de nascimento do nubente PT já é informatizado. Ou seja, não daria para fazer daqueles casamentos antigos onde o nubente só tem batismo emitido pelos Arquivos Distritais. A confirmar se é exatamente isso.

@SergioM Se olhar a tabela de junho 2026 de Lisboa para 1C (via consular), dá para ver que menores de 1 ano estão "Sem Atraso" e outros menores já estavam em Maio de 2026.

Já para maiores, continua aquela longa espera para integração (estavam ainda em set/2024):

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/979/R1QBDLWEFM4M.jpeg

Isso bate com a informação que você tinha.

Acho que agora fica na dependência de quão rápido cada consulado é para enviar os processos de menores 1C para integração em Lisboa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.