Solicitar documentos de menor de idade

Finalmente saiu o assento do meu sobrinho (15 anos). Perguntas:

1) Como faço o agendamento, no caso dele, dado que, pelo que li aqui, agora é necessário ter a CMD? Eu (tio dele, mas que tenho leitor de cartão em casa) posso fazer o agendamento usando meu cartão cidadão? Eu não vou no dia (devem ir ele e a mãe - minha i irmã). Tem que ser com o Cartão Cidadão dela (ela terá que vir aqui em casa pra usar o leito de cartão)? Ou tem que fazer uma CMD para ele, mesmo ele sendo menor? Caso seja preciso, como faço?

2) O último sobrenome do avô paterno saiu errado no assento (trocaram o "S" inicial por um "D", claro erro de digitação). Entretanto, acho que o nome do avô não vem impresso no cartão cidadão. Já solicitei a retificação do assento, mas enquanto isso ele já pode pedir os documentos mesmo assim, ou é preciso aguardar que a retificação seja feita?

Obrigado!

Comentários

• @andrelas

2) O nome dos avós não aparece em nenhum documento português que não a certidão de nascimento. No passaporte, cartão de cidadão, certidão de casamento e óbito, etc., não vai constar.

• @andrelas

Sobre o agendamento: eu fiz o agendamento para o meu irmão e meu sobrinho ano passado usando minha CMD. No dia eu não compareci (afinal não moro no Brasil), apenas eles, e deu tudo certo.

Foi no consulado de SP, imagino que no do RJ também funcione, mas seria ter a confirmação de alguém que já fez isso aí.

Sobre o erro no sobrenome dos avós, é como a @carlasimone disse: eles não aparecem em nenhum documento de identificação, apenas no assento de nascimento então acredito que seja viável emitir os documentos mesmo com esse ponto pendente de retificação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.