Ajuda para localizar a origem portuguesa de Júlio José do Espírito Santo

Olá a todos!

Volto novamente para agradecer toda a ajuda que recebi anteriormente na pesquisa da minha família. Graças às orientações daqui consegui avançar bastante na linha da família Moreira, inclusive obtendo documentos paroquiais brasileiros e identificando o casamento do meu tetravô português Antônio José Moreira.

Enquanto continuo pesquisando essa linha, surgiu uma nova possibilidade de ascendência portuguesa pela família materna.

Minha avó é:

Iolanda do Espírito Santo Moreira

• Nascida em 25/05/1948, no Estado da Guanabara (atual Rio de Janeiro).

Os pais dela são:

• Joaquim José Moreira;
  • Maria do Espírito Santo Moreira.

Os avós maternos são:

• Júlio José do Espírito Santo;
  • Artidenia Maria do Espírito Santo.

Recentemente minha mãe encontrou um indício interessante. Em um registro relacionado à irmã de Júlio José do Espírito Santo (acreditamos que no casamento dela), consta uma informação indicando que Júlio José do Espírito Santo seria natural de Portugal.

Ainda não possuo a certidão que confirma essa informação, mas gostaria de começar a investigar essa possibilidade.

Alguém já pesquisou essa família Espírito Santo? O sobrenome é bastante comum, por isso qualquer orientação sobre como localizar um português chamado Júlio José do Espírito Santo seria muito bem-vinda.

Quais documentos vocês recomendam procurar primeiro? Registro de casamento? Óbito? Nascimento dos filhos? Algum tipo de registro de imigração?

Toda sugestão será muito bem-vinda. Muito obrigado pela ajuda!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.