Retificação necessário adicionar sufixo filho no final do nome
Pessoal, alguém poderia me ajudar com uma dúvida?
Estou reunindo a documentação para dar entrada no meu processo de cidadania portuguesa e me deparei com uma divergência.
Meu bisavô era português, natural da Ilha da Madeira. Ao registrar o nascimento do meu avô no Brasil, o cartório acrescentou o sufixo "Filho" ao final do nome e também alterou uma das vogais do prenome.
Em Portugal, o nome dele consta como Manuel Mendonça. Na hora dele registrar meu avô Já o nome foi registrado na parte de filiação como Manoel Mendonça Filho.
Na opinião de vocês, essa divergência exige uma retificação da certidão brasileira antes de dar entrada no processo de cidadania, ou é uma diferença que normalmente é aceita?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Edu_Mendonça
O Manuel vs Manoel não é divergência e pode simplesmente ignorar. No caso do sufixo Filho é preciso entender melhor: O pai do Manoel Mendonça também tinha esse nome? Se sim, provavelmente o sufixo filho passa pois é a forma de distinguir seu bisavô do pai dele (seu trisavô). Caso não seja isso, aí fica dificil explicar ou entender apenas com os documentos e pode ser sim o caso de retificar.
@ecoutinho Boa tarde.
Obrigado pela ajuda.
O pai do Manoel Mendonça Filho também tinha o mesmo nome Manoel Mendonça. Passou a utilizar o sufixo filho para diferenciar do seu pai. Tanto que um dos seus filhos foi registrado no Brasil como Manoel Mendonça Neto.
@Edu_Mendonça
Entendido. Eu enviaria os documentos sem retificar nada nesse caso.
Um ponto: vc disse que vai entrar com o seu processo de nacionalidade e que é bisneto de português. Estou entendendo que vc na verdade iniciar o processo do seu pai como neto para só depois fazer o seu como filho, certo?!
Boa tarde, acabei de me deparar com um problema parecido. O meu avô que já tem a cidadania chama-se Jurandyr, na certidão de nascimento do meu pai, o nome dele foi escrito Jurandir. É melhor retificar no cartório ou eles não consideram isso um problema?
Vou fazer a cidadania de neto de português.
@Leticiaserrano
A pronúncia é a mesma, portanto não há problema.
Busque pelo guia de documentos de netos aqui no fórum.
@Leticiaserrano
Boa tarde, acabei de me deparar com um problema parecido. O meu avô que já tem a cidadania chama-se Jurandyr, na certidão de nascimento do meu pai, o nome dele foi escrito Jurandir.
Se o "problema" for só esse, ignore. Pequenas variações de ortografia, que não mudam a pronuncia, são ignoradas.
Exemplos: José = Jozé; Anthônio = Antonio; Victor = Vitor; Theophilo = Teofilo; Anna = Ana, Manoel = Manuel; Jurandir = Jurandyr etc
Outra "divergência" que é ignorada é o acrescimo ou supressão de partícula de ligação (de/do/da/dos/das etc)
Exemplos: Maria da Silva = Maria Silva; José Pereira dos Santos = José Pereira Santos, Manuel de Carvalho = Manoel Carvalho etc
@ecoutinho @carlasimone Muito obrigada!