Transcrição de casamento - dúvidas

Oi, pessoal!

Peço desculpas se a criação deste novo tópico for inadequada, tentei procurar na lupa, mas não encontrei nada que respondesse às minhas questões. Mas, se recomendado, me direciono a algum tópico indicado, sem problemas...

Obtive hoje o meu assento de nascimento português. Porém, desde que iniciei o processo acabei me casando no Brasil, sem alteração de nome civil, e sem filhos ou a intenção de tê-los. Ouvi falar que a transcrição do casamento está demorando muito, coisa de até um ano, se a documentação é enviada pra Portugal... É isso mesmo? Alguém recomenda outra alternativa? Vi aqui que o consulado de Santos está bem mais rápido... Procede?

Sei que para tirar o cartão cidadão e o passaporte o recomendo é que o estado civil esteja atualizado, mas vcs acham mais prático que eu tire agora, enquanto a transcrição vai rolando? Daí, saindo a transcrição, eu atualizaria o cartão cidadão. Sei que é pagar em dobro, mas se a transcrição demorar mesmo como ouvi falar...

Daí ainda mais outra dúvida: para tirar o cartão cidadão em SP, vi que é preciso ter a autenticação .gov, que não é possível de ser obtida online porque é preciso ter o cartão cidadão (a coisa kafkiana...). Eu devo ir presencialmente ao consulado de SP para tentar fazer isso?

Agradeço muito pela ajuda!

Comentários

  • editado 2:58PM

    @E_mrst

    Veja a documentação necessária para transcrição no Consulado do Rio de Janeiro. Aceitam envios de todo o Brasil. Sai em um mês.

    Se não mudou de nome, pode tirar o passaporte eletrónico português e o cartão de cidadão sem problemas; não consta o estado civil.

  • editado 6:53PM

    Transcrição em Santos tem levado em torno de 1 mês, no RJ menos de 2 semanas. Só não mande para SP que leva quase 1 ano.

    Se não mudou de nome, não precisa se preocupar em transcrever o casamento antes dos documentos.

    Para agendar em SP realmente só indo lá pessoalmente para fazer a CMD. Em Santos acho que também é assim. Nas permanências consulares pelo interior de SP não precisa, mas tem que mandar email à meia-noite do dia que abre o agendamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.