Nome da mãe da minha filha

Tirei minha nacionalidade como solteiro e depois fiz atribuição para minha filha no Porto, a qual já recebeu seu numero de assentamento há algum tempo.

Hoje minha filha vai solicitar o cartão cidadão, sei que usei a certidão de nascimento dela e a certidão de nascimento da mãe dela...

Na certidão de nascimento dela o nome da mãe consta como. Nome de casada e na certidão de nascimento da mãe, consta seu nome de solteira...

Sou divorciado da mãe da minha filha há muitos anos.

Ao preencher o formulário ela ficou na dúvida se colocava o nome da mãe como casada ou solteira, penso que deve ser o nome como está na certidão dela, que usei para a nacionalidade dela. correto?

Uma vez que minha filha já tem o assentamento e eu consto como solteiro... E minha filha obteve pela raiz paterna.

Correto? Alguma orientação?

Comentários

• editado 7:27PM

@Deyson Thomé

Deve preencher o formulário conforme as informações que são verdadeiras para a época em que foi ao cartório registrar a sua filha.

Assentos são uma captura da realidade como era à altura: se no nascimento a mãe era casada consigo e tinha nome Maria Alves Thomé (exemplo), foram registrar a filha e na época ela ainda usava o Thomé, mesmo que hoje seja só Maria Alves, então esse é o correto a ser informado. Do contrário, imagine cada um casar e se divorciar vinte vezes, mudando de nome a cada iteração e precisando averbar isso no termo: não faz sentido nenhum.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.