(Processo 1C) Pequeno error em nome na certidao causou exigencia - como proceder

Ola a todos, finalmente recebi noticias sobre meu processo como filho (1C) na ACP. Infelizmente eles enviaram uma exigencia, mas parece facil de se resolver.

Eles reclamaram sobre o fato de que minha certidao de inteiro teor digitada contem um nome com uma letra diferente dos meus outros documentos (exemplo sem revelar identidade: Manuel vs. Manoel).

O texto enviado foi:

Deverá esclarecer a divergência verificada quanto ao seu nome próprio, “Manoel”, como resulta da respetiva certidão de nascimento ou “Manuel”, como resulta do documento de identificação e requerimento de nacionalidade e proceder à retificação dos documentos errados.

Pergunta: Eu preciso mesmo fazer a retificacao? Se sim, no cartorio é facil de fazer? Se nao, o que enviar e como argumentar?

Outra pergunta: Se precisar enviar uma nova certidao de nascimento de inteiro teor, esta precisa ser novamente apostilada? E precisa ser por correio (como eu enviei tudo), ou por email funciona?

Obrigado pela ajuda!

Comentários

• Na certidao por cópia reprográfica está errada também?

No caso por qual motivo enviou a digitada?

Mas sim terá que retificar e depois enviar novamente a certidao por cópia reprográfica apostilada.

• @fer29

Compare a certidão reprográfica com a certidão digitada.

Se a certidão reprográfica estiver correta, você tem duas alternativas: envie a reprográfica ou peça uma nova digitada e dessa vez, confira antes de enviar!

Em qualquer um dos casos, sim, deve enviar o documento em papel, apostilado, via correios ou dhl.

Deve enviar ainda uma breve carta, algo como:

"Em atenção à notificação datada de xx/xx, referente ao processo de nacionalidade número xxx, do qual eu xxxxxx sou requerente, informo que:

A) o documento digitado enviado originalmente continha um erro;

B) a certidão anexa, datada de xx/xx, devidamente apostilada, apresenta a informação correta, qual seja, o nome XXXX;

Assim, solicito que seja desconsiderado o documento enviado anteriormente e que seja considerado o documento atual. ---- assinatura com reconhecimento de firma por autenticidade"

Peça para uma IA melhorar esse texto para você.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.