Portugues casado e viuvo 3 vezes

depois de ler todos os topicos deste foro e ver q muita gente conseguiu a cidadania me animeiii e tomei a iniciativa para fazer a da minha mae e logo a a minha, Meu avô portugues pai de minha mae se casou(ultimo...com minha avó) no brasil e foi viuvo 3 veses, tenho q ter todas as certidoes de casamento e obitos??
se alguem poder me ajudar.. ja agradeço.

Comentários

• 1º coisa é a certidão de nascimento do protugues, vc tem?
  • Complementando

Se não tiver ou for antiga, peça uma certidão de nasc dele recente(pelo portal do cidadão), e veja se consta alguma averbação de casamento, outra que não a da sua mãe.

Se tiver, tem de proceder a comunicação do obito da esposa que consta lá (se for o caso claro), e depois a averbação do casamento da sua mãe (que voce disse foi a altima esposa) e o obito dele.

Se não tiver nenhuma averbação de casamento, faça somente a averbação do ultimo casamento (sua mãe) e o registro do obito.

Para voce só interessa o casamento da sua mãe estar averbado.

abços

carlos
  • corrigindo

em vez de mãe , leia avó.

desculpe
    carlos
  • Eu ainda nao tenho a certidao de nascimento do meu avô, mas tenho todos os dados de onde esta.. e estou tentando preencher o formulario para pedido online, mas estou tendo um probleminha no campo de ( data de nascimento) meu avô é do ano 1901 mas nao aceita essa data, e sai q O VALOR DO ANO NO CAMPO(DATA DE NASCIMENTO) TEM Q SER MAIOR OU IGUAL 1911
    obrigado meninoss por ajudarme..!! ja sabe nË?? para os iniciantes isso parece um BICHOO DE 7 CABEÇA!!!!. rsrs.
  • mas uma duvida..!!
    No pedido de certidao.. tenho q preencher os campos.
    casou com:
    casou em:
    falecimento:

brigadinhoo.
  • Zenilda,
    Voce pode fazer duas coisas:
    1- no Portal do Cidadao colocar outra data acima e onde dizem observacoes voce coloca a data correta. Talvez eles possam conseguir a certidao, pois as anteriores a 1910 encontram-se nos arquivos regionais do lugar de nascimento. Se nao encontram, nao lhe cobram.
    2- pedir diretamente ao arquivo correspondente.
    De todas formas peca-a integral, pois ai aparecerao todos os averbacoes que possam existir.
  • Denise, obrigado por responderme..!!
    Esso de (pedir diretamente ao arquivo correspondente) seria por telf...??
  • corrigindo!!

creo q seria por carta..!!??
  • Zenilda,
    Procure o arquivo regional de onde o seu parente nasceu e mande um e-mail perguntando sobre a certidao de batismo, pois naquela epoca nao havia ainda registro civil. Se eles localizarem entao voce vai pedir a certidao.
  • O meu caso foi muito parecido. Minha avó foi a terceira esposa do meu avô. Meu problema foi não ter encontrado a certidão do primeiro casamento dele. Na época, o consulado de Belo Horizonte simplesmente se recusou a fazer a atribuição da minha mãe sem averbar os três casamentos. Acabei enviando o processo direito para a CRC em Portugal, já que não exigiam averbação (o fato do meu avô ter sido o declarante da certidão de nascimento da minha mãe bastava). Hoje em dia, não sei como está. Não tenho acompanhado muito a comunidade nos últimos meses, então não sei se a CRC ainda aceita fazer a atribuição sem averbação.
  • Denise.

o meu avô (q é o portugues) tem certidao de nacimento sim, eu ja encontrei e la nao esta averbado nem casamento nem obito
    mas a da minha vó (q é brasileira)é q nao estou encontrando, na certidao  de casamento dis q ela naceu en uma cidade, mas ali ela nao esta registrada, na verdade nessa epoca ali nao avia registro civil. só avia  en outra cidade onde ela casou-se.

sua resposta serve tbm pra o brasil? posso buscar a certidao de bastismo da minha avó?

desde já agradeço.

• MATHEUS

o meu avô foi sim o declarante da minha mae. e q bom q nessa época nao exigiam averbaçoes.

• Zenilda,
    Tive um problema similar ao seu com a certidao da minha avó brasileira. Nao era encontrada e pensei em procurar na curia da regiao onde ela nasceu (Campinas). Fui super bem atendida e descobri varias coisas entre elas que ela havia nascido um ano antes do que sempre pensamos e em data diferente. Com esses dados pude pedir a busca no primeiro cartorio aberto na regiao e ai encontrei o registro de nascimento.
    Caso voce faca esse percurso e ainda assim nao encontre o registro deve pedir uma certidao negativa. Li em um topico daqui da comunidade que o consulado SP orientou a um companheiro nesse sentido.
    Se pretende fazer o seu processo em SP vale a pena confirmar a informacao acima.

• Denise,

obrigado por respondermee.. com a sua ajuda finalmente encontrei o registro de minha avó, e estou suuupeer feliz !!!

E a  todos tbm muiito obrigadoo!! por ahoraa ..rsrs, pq eu ainda vou fazer muiiitas perguntas..!!!

• eu agora tenho q pedir a certidao de nacimento do meu avô em portugal, e a Denise me dice para pedir a integral pois nessa apareceria todas as averbaçoes, mas eu liguei la..e me disserao q na certidao nao tem averbaçoes, Mesmo asi eu peço a integra?l

• Zenilda,
    Se mora em SP ou MS faca a transcricao de casamento dos avós no  consulado. No site aparece o que necessita.

• Denise,

eu moro em ribeirao preto e ai consulado, eu posso fazer por este mesmo ou tem q ser o consulado geral de sao paulo?

• Zenilda,
    Ha um vice consulado em Ribeirao? O melhor é que se informe ai. Talvez eles encaminhem os pedidos a Sao Paulo.
    Por depoimentos aqui na comunidade soube que o de Santos (honorário) é muito bom, talvez o de Ribeirao o seja tambem.
    Em Sao Paulo a maior parte das coisas sao feitas via correio (legalizacoes, transcricoes, pedidos de cidadania, etc). Veja o site e decida o que lhe convem.

• DÚVIDA

MEU AVÔ ERA PORTUGUES POR PARTE DE PAI,QWEU DOC PRECISO PARA ENTRAR COM CIDADANIA PORTUGUESA, POIS MINHA AVÒ ERA BRASILEIRA .SE ME TORNAR CIDADÃO PORTUGUÊS ALGUÉM SABE ME DIZER SE PERCO OS DIREITOS BRASILEIRO OU SEJA SE EU APOSENTAR AQUI PERCO MINHA APOSENTADORIA ?OU AINDA NÃO PODERIA ME APOSENTAR AQUI??
  • Joao,
    Sendo seu avo portugues voce poderia solicitar a sua cidadania por duas vias:
    1- aquisicao ou naturalizacao atraves de um processo direto avo--voce. Neste caso seus filhos, caso os tenha, nascidos antes da sua aquisicao nao terao direito.
    2- atribuicao somente se o seu pai ou mae (filho do portugues) solicitar a cidadania por atribuicao e depois vc solicitar a sua. Poderia passar a seus filhos.
    No guia de ajuda desta comunidade ha informacao detalhada sobre os dois tipos.
    Nao sei informar sobre perda de direitos. Esperemos outro companheiro.
  • Oi João,

Ao adquirir a cidadania portuguesa, voce não perderá a cidadania brasileira, pois a nossa lei permite a dupla cidadania.
    Além de manter todos os direitos como brasileiro, voce  terá direitos adicionais, pois poderá trabalhar/aposentar tanto em Portugal como no Brasil, que os tempos de trabalho/contribuição nos dois países poderão ser somados.
    Porém para pedir a aposentadoria em Pt, voce terá de contribuir/trabalhar por um tempo minimo exigido, assim como é no Brasil.
    Voce poderá se aposentar em um país e receber o valor no outro pais na moeda local,por exemplo.

Abços

Carlos ferreira
  • Tudo explicado nas respostas acima, o pessoal ajuda muito.
  • Minha mae  ( filha do pertugues)  é casada e q vai pedir a nacionalidade... eu queria saber qual sao os documentos de meu pai q temos q apresentar..?'

• Zenilda,
    Entre no site do consulado geral em Sao Paulo e verá tudo o que a sua mae precisa: www.consuladoportugalsp.org.br
  • A certidao de nacimento da minha vó esta tbm a do primeiro marido ( meu vô o segundo)pois fizerao para casarse, e agora tenho q fazer a transcricao de casamento e obitos dos dois? 

• Zenilda,
    O seu avö era o portugues, certo?
    Entao voce tem que transcrever o casamento do seu avô com a sua avó (pais da sua mae) e o óbito do avô (português).
    Como ja esta decidida a fazer pelo consulado (boa decisao), reuna os documentos indicados no site. Em caso de duvidas tambem pode mandar um e-mail que eles respondem.

Transcrições - Casamento
    e Óbito

Atenção: se a
    certidão brasileira (necessária ao ato) não tiver sido emitida por um
    cartório dos estados de São Paulo ou Mato Grosso do
    Sul, a assinatura do escrevente tem de ser reconhecida em Cartório de nossa área
    de jurisdição.

Para a transcrição de casamento
    deve enviar os seguintes documentos:

• Requerimento de transcrição de óbito devidamente preenchido (clique
      aqui para preencher o respectivo formulário
      );

• 2ªVia da Certidão de óbito (original), onde conste se deixou bens, herdeiros, testamento
      do(s)falecido(s) (de ambos os cônjuges falecidos, sejam portugueses ou
      não
      );

• Requerimento de transcrição de casamento devidamente preenchido (clique
      aqui para preencher o respectivo formulário
      );

• 2ª Via (original) da Certidão de Casamento de Inteiro Teor
      emitida há menos de 1 ano, se tiverem casado no Brasil;

• cont.
    • Uma fotocópia autenticada e uma simples do pacto antenupcial, se for o caso
      (atenção: a autenticação deve ser feita em Cartório de
      nossa área
      de jurisdição
      ) mas somente precisará enviar este documento se ambos
      os nubentes forem portugueses;

• Uma fotocópia simples do divórcio ou desquite, se for o caso,
      ou menção do fato na própria certidão de casamento;

• Se um dos cônjuges é brasileiro (e não tem dupla nacionalidade),
      enviar 2ª Via da Certidão de Nascimento emitida há
      menos de 1 ano (original), constando da mesma o averbamento do
      casamento e a mudança de nome, caso tenha havido;

• original ou
      fotocópia autenticada da sua última conta telefônica;

• envelope de Sedex já com o seu endereço
      marcado no destinatário (para a devolução dos documentos).
  • Cont.

Pagamento

Para efetuar o
    pagamento, basta enviar Cheque nominal ao "Consulado
    Geral de Portugal em São Paulo"
    , marcando no verso do
    mesmo o seu telefone, no valor abaixo:

Se apenas um dos cônjuges for português (ou tiver dupla
    nacionalidade) e o cônjuge brasileiro ainda esta vivo (ou faleceu após o
    cidadão português) o valor é:

Casamento + óbito : R$ 340,00

Se apenas um dos cônjuges for português
    (ou tiver dupla
    nacionalidade) e o cônjuge brasileiro faleceu antes do cidadão
    português o valor é:

Casamento + óbito : R$ 375,00

Se os dois cônjuges falecidos forem portugueses
    (ou tiverem dupla
    nacionalidade) os valores são:

Casamento Simples + óbitos : R$ 340,00

Casamento com Pacto + óbitos : R$ 615,00

INSTRUÇÕES DE
    ENVIO

Todos os elementos acima devem
    ser enviados pelo correio para:

Consulado Geral de Portugal em São Paulo
    "Transcrições"

Rua Canadá,
    324 - Jardim América

CEP:01436-000 - São Paulo - SP

Após o recebimento, os documentos serão
    verificados, executados e o requerente será informado da conclusão do
    processo.

• Toda essa informacao esta no site: www.consuladoportugalsp.org.br.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.