Urgência concedida e processo 'parado'

Prezados!

Bom dia!

Por gentileza!

Sou representalidade legal do meu pai junto ao processo de atribuição , neto 1 D, enviado no início de dezembro de 2022. Ele tem 94 anos de idade, continua lúcido, porém decidimos que eu seria a representante dele caso acontecesse algo como uma hospitalização ou outros fatos que eu pudesse resolver por ele.

O caso do meu pai é como muitos outros. Pela idade teve direito a urgência mas o processo não se movimenta desde que chegou em Lisboa. Ainda na primeira bolinha há três anos e seis meses.

Na época, enviei laudo médico apostilado e cópias de exames de saúde para tentar somar a urgência pela idade, mesmo sabendo que dependeria da sensibilidade do conservador que analisaria o processo.

Também adicionei uma carta de pedido de urgência onde citei várias questões e pedi atenção mesmo diante a imensa lista de espera pela idade.

Na penúltima resposta que me enviaram, realmente confirmaram que ele teve direito a urgência mas que muitos aguardam também. Porém é muito claro que os processos de urgência estão sendo analisados como os outros processos não urgentes. O prazo da tabela é o mesmo. Tenho lido outros relatos de pedidos de urgência e alguns casos assustadores, inclusive de casos onde após cumprida alguma exigência, o processos retornam a fila de espera. Um exemplo quando solicitam prova de vida e ao enviar a demora é ainda maior de seis meses a um ano.

Com relação aos idosos gera uma certa agonia porque devido aos problemas crônicos de saúde correm o risco de morte antes do término da análise.

Não temos condições de entrarmos com uma pedido jurídico em Portugal e dizem que não adianta.

Por gentileza!

O que me aconselham fazer nesse caso? Teria algum artigo que os obriga a cumprir essa urgência? Precisaria enviar mais alguma carta/ solicitação?

Desde já agradeço a atenção e desejo um ótimo dia a todos!

Comentários

• Em 22 havia a urgência automática acima de 75 anos que funcionava bem, mas logo depois parou de ter. No começo ainda vi alguns saindo rápido, mas tenho a impressão que pararam de considerar isso com o tempo. Enviar laudo médico ou coisas do gênero não influencia, até porque o conservador só vê o processo no último momento para decidir.

O que aconteceu recentemente foi uma nova decisão do IRN voltando com a prioridade acima dos 75 anos, mas tem que ser solicitada. Pelos relatos que tivemos pelo fórum, tem que mandar um requerimento assinado pelo próprio requerente pedindo urgência por idade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.