Discrepância requerimento
Pessoal, bom dia
consultei o fórum sobre a questão de minha mãe ser divorciada em relação à documentação dela e à minha cidadania, todos me ajudaram muito, especialmente o @ecoutinho
mas infelizmente minha mãe foi tirar a documentação hoje e acabou preenchendo no requerimento que era “divorciada”.
pode dar algum problema? Pode ser q eles condicionem a emissão do documento à transcrição do casamento?
pode dar algum problema com relação ao meu pedido de cidadania como filha?
ela voltou lá depois e o atendente disse q haveria problema, mas estou preocupada de o responsavel encrencar com com alguma coisa…
já dei uma bronca aqui kkkk mas estou bem aflita. Se alguém já passou por isso e puder me dar uma luz eu agradeço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@flavia_freitas1
mas infelizmente minha mãe foi tirar a documentação hoje e acabou preenchendo no requerimento que era “divorciada”.
Tirar a documentação nesse caso seria pedir o cartão de cidadão/passaporte?
pode dar algum problema? Pode ser q eles condicionem a emissão do documento à transcrição do casamento?
Se for o que citei acima (CC e passaporte), tem alguns consulados que ficam fazendo jogo duro querendo condicionar a emissão dos documentos à atualização do estado civil. Essa exigência a princípio é ilegal, mas é uma tremenda dor de cabeça convencer o consulado se eles resolverem bater o pé. O de SP, por exemplo, de um tempo para cá está fazendo do jeito certo: recomendam que o estado civil seja atualizado, mas não bloqueiam a emissão e dão ciência que vai ser emitido com o nome que estiver no assento de nascimento. Veja o print abaixo do site do consulado.
pode dar algum problema com relação ao meu pedido de cidadania como filha?
A princípio não. São coisas separadas. Para seu pedido de cidadania o que interessa é se a perfilhação com a mãe portuguesa está estabelecida e como as coisas eram na data em que você nasceu. O ocorreu depois do seu nascimento (divórcio, novo casamento etc) é irrelevante para o seu pedido de nacionalidade.
Olá @ecoutinho isso mesmo, foi a primeira emissão do CC e do passaporte, mas fizemos aqui em Santos.
pior q no primeiro email q enviei a eles realmente foi ressaltada essa necessidade de atualizar o estado civil
vc acha q aqui em Santos eles podem recusar a emissão por isso? Vc q tem mais experiência já viu acontecer?
@flavia_freitas1
Santos é basicamente uma "filial" do consulado de SP. Imagino que sigam os mesmos procedimentos de SP capital. Se o atendente disse que não haverá problema, não vejo motivo para preocupação e, além disso, já está feito e não dá para voltar no tempo. Agora é relaxar e esperar vir resposta. Meu palpite é que se fosse para dar problema o próprio atendente já teria recusado.
Independente disso, nada relacionado à emissão do CC ou passaporte da sua mãe tem interferência no seu pedido de cidadania. Minha mãe nunca emitiu um CC ou passaporte e meu processo de cidadania e dos meus irmãos transcorreu sem dificuldade alguma.
Muuuito obrigada novamente, @ecoutinho! vamos torcer pra dar tudo certo! Depois dou atualizações por aqui!