Certidão batismo antigo com sobrenome diferente da mãe do nubente

Olá,

Estou juntando os documentos para averbação de casamento e óbito do meu bisavô português. Ele se casou no Brasil com minha bisavó brasileira. Esta foi batizada em 1890 em São Borja. Ela é filha de italianos.

No batismo dela, o sobrenome da mãe está diferente das demais certidões. No batismo o sobrenome da mãe dela é Someria.

Nas demais certidões como casamento, óbito do português, nascimento da minha avó está Sonerio. Isso seria um problema na hora da averbação de casamento do meu bisavô português?

Pra resumir, a única inconsistência seria o sobrenome da mãe do nubente na certidão de batismo de 1890. Nessa certidão de batismo não consta o nome do pai do nubente.

Obrigado pela ajuda.

Comentários

• Não acho que essa diferença de Someria para Sonerio em documentos manuscritos da época seja importante. Você viu os documentos originais? A letra é tão nítida assim a ponto de evidenciar esse tipo de diferença?

Outra coisa, você conferiu se precisa mesmo transcrever esse casamento? Você falou também em averbar óbito, sendo óbito já te adianto que não precisa transcrever para processos de nacionalidade.

• Sim, no batismo tá mais pra Semaria do que Sonerio.

Em relação a transcrição do casamento estou seguindo os padrões para pedir a nacionalidade portuguesa da minha mãe (neta do português). Na certidão de batismo dele (região da Madeira) não tem nenhuma averbação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.