Filha de português – quanto tempo está demorando no ACP em 2026?
Oi pessoal! 👋
Dei entrada no meu pedido de cidadania portuguesa pelo ACP Porto no dia 13 de maio de 2026, como filha de pai português (atribuição). Tudo certo por enquanto, o processo está aparecendo como "Em análise" na plataforma do IRN.
Minha dúvida é a seguinte: alguém sabe me dizer, mais ou menos, quanto tempo está demorando de verdade pra sair?
Porque eu vi em alguns lugares que a média para filhos de portugueses é de 8 a 18 meses. Mas também vi informações de que o ACP está analisando atualmente processos de quem deu entrada lá em 2022 — o que daria uns 4 anos de espera! 😱
Fica difícil entender qual é a realidade. Alguém que deu entrada recentemente (ou conhece alguém nessa situação) conseguiu aprovação dentro desse prazo de 8 a 18 meses? Ou a fila está mesmo travada nos processos de 2022?
Qualquer informação ajuda muito! Obrigada desde já 🙏
Comentários
O prazo vem aumentando continuamente. Quando dei entrada no meu em fevereiro de 25 os processos estavam concluindo em 11 meses. O meu já levou quase 15 meses (entrada 24-2-25 concluído em 19-5-26).
Se continuar aumentando nesse ritmo, imagino que quem entrou agora deve levar perto dos 18 meses para concluir.
@SergioM e fica parado na etapa "em análise"? Todo dia olho com a esperança de algo diferente 🤣