Processo de atribuição-como proceder??

Senhores, sou novo por aqui, consegui a referência da comunidade no site cidadania portuguesa.
Minha mãe, como moradora de SP, obteve a sua cidadania no consulado de SP.Como sou morador do Rio entrei em contato com o consulado do estado que me informou não estar fazendo o procedimento no momento, dessa forma obtive informações no site que poderia dar entrada no processo pelo correio diretamente com a Conservatória dos Registros Centrais. Seria isso mesmo??? como devo proceder??? Observei entre os documentos necessários que precisaria, o documento de Certidão do registo de nascimento do progenitor (mãe)  e a minha certidão de nascimento acompanhada de tradução?? e meu documento de identificação emitido pela autoridade competente de um dos
países da União Europeia ??? Realmente não entendi.E como pago e qual o valor???
Outra dúvida o nome da minha mãe no momento é de divorciada, na minha certidão de nascimento é de casada.Isso poderá ser um problema?A minha esposa também teria direito caso eu consiga a nacionalidade?
Desculpem as inúmeras perguntas, mas já agradeço a oportunidade de estar tirando essas dúvidas com muitos que já passaram por isso.
Abraços
Marcelo

Comentários

• Marcelo,

dê uma lida no 'Guia de Ajuda'. Quanto ao processo de atribuição pelo correio direto em PT veja no guia no dia 13.07.2010. Pelo que sabemos no consulado de SP o processo contempla a atualização do estado civil, portanto o casamento de sua mãe deve ter sido transcrito em Portugal, então não deve haver problemas com nomes.

• Marcelo Ferreira

Ola. Sim vc pode, se quiser, fazer diretamente por portugal. Mande para a CRC Lisboa (endereço no guia da ajuda) .

"Observei entre os documentos necessários que precisaria, o documento de Certidão do registo de nascimento do progenitor (mãe)  e a minha certidão de nascimento acompanhada de tradução??--> Sem tradução! Os docts estão em Portugues? Então não precisa tradução. O registro de nascimento de sua mãe ou somente o numero do assento, que vc preenche no MODELO 1 C + Sua certidão de nascimento INTEIRO TEOR (docts autenticados no itamaraty e no consulado portugues)

" e meu documento de identificação emitido pela autoridade competente de um dos
    países da União Europeia ??? " ----> Seu doct. de identidade, copia autenticada, com selo do itamaraty e reconhecido no consulado)

"E como pago e qual o valor???" ---> Qdo vc for ao correio, vc pede para a atendente fazer a remessa do valor (175 euros, se não mudou). Leve o valor em Reais, eles convertem na hora p vc.

"Outra dúvida o nome da minha mãe no momento é de divorciada, na minha certidão de nascimento é de casada.Isso poderá ser um problema?" ---> Depende. Acredito que vc possa dar entrada no seu processo sem comunicar o consulado do divorcio da sua mãe, mas acho que corre o risco de cair em exigência.  Acredito que vc tenha que fazer a transcrição desse divorcio, e nesse caso, se não me engano, so com advogado. Talvez alguem mais experiente possa lhe dizer algo sobre isso.

"A minha esposa também teria direito caso eu consiga a nacionalidade?" ---> Não creio. Vcs são casados antes de 1981? Se forem, pode ser que sim. Para a sua esposa conseguir a nacionalidade, vcs terão que comprovar que estão casados ha mais de 3 anos e vivem em Portugal, ou seja, tem que provar que ela tem vinculos com Portugal.

Espero ter ajudado. Boa sorte!
  • Ajudaram muito, muito obrigado Carol e Guilherme pela boa vontade em ajudar e atenção, pq estava completamente perdido.Depois de todo processo feito e caso aceito oque acorre?Sou chamado no consulado para fotos, etc...eu posso fazer além do passaporte a identidade?

Mais uma vez obrigado.

• Marcelo,
    Uma vez que voce receba a sua certidao de nascimento deve contactar o consulado no Rio para fazer o seu cartao do cidadao e o seu passaporte.
  •  Então chegaria pelo correio a certidão e faço no consulado o passaporte e o cartão cidadão.Já estou providenciando a documentação para enviar via correio para Portugal.
    Muito Obrigado Denise
  • Marcelo Ferreira

Sim, a certidão vem pelo correio. Depois é soh marcar no consulado como a Denise falou.
  • Lembrando que itamaraty é so pra certidao de nascimento.
  • imageDenise A. Espinal:
    Marcelo,
    Uma vez que voce receba a sua certidao de nascimento deve contactar o consulado no Rio para fazer o seu cartao do cidadao e o seu passaporte.
    Eu já tenho meu assento de nascimento português, conseguido através do processo de nacionalidade por atribuição. Eu sou obrigado a fazer agora o cartão cidadão e passaporte?  Ou posso fazê-lo quando achar necessário? 
    Pois não está em meus planos no momento sair do Brasil.
    Desde já agradeço as respostas que virão...
  • Não Você não é obrigado, mas pense, o cartão do Cidadão bem como o Passaporte Portugues tem validade de 5 anos, mesmo que você não pretenda sair do Brasil eu se fosse você tiraria logo seus documentos, nunca se sabe se você pode precisar dele, vc não pretende viajar agora, mas até daqui a 4 anos pode ser que queira, ou precise, e deixar pra depois é sempre mais complicado. mas de qualquer forma fica a seu critério.

• O problema é que tirar aqui de emegência é muito complicado. Tira ao menos o Cartão de Cidadão, não é tão caro e já é um documento de entrada na UE.
  • Na Verdade....

O Cartão do Cidadão pode ser usado como documento de entrada a qualquer país da UE que participe efetivamente do "Espaço Schengen" e sendo assim,  caso pretenda ir ao Reino Unido ou Irlanda  deverá tirar seu Passaporte pois não poderá entrar apenas com o CC uma vez que o Reino Unido  e Irlanda são membros da UE mas não* do Espaço Schenger

apenas cooperam policial e judicialmente
  • Eu entrei em UK com passaporte, mais vi relatos de pessoas aqui na comunidade, que se não me engano moram em UK, que entram com o Cartão de Cidadão, BI...Acho que é possível sim.  O ideal claro que é sempre ter o passaporte.
  • http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/UK

Regime de entrada e estada:

Regime de Vistos:
    Os
    cidadãos portugueses não necessitam de visto para visitas de turismo ou
    negócio, sendo o Bilhete de Identidade ou o Cartão de Cidadão
    suficientes para entrar no Reino Unido. Relativamente à procura de
    trabalho ou à criação de negócio próprio são respeitadas as normas
    comunitárias.

• No caso de uma viagem ao Reino Unido eu não trocaria
    o certo pelo duvidoso, iria com o passaporte, ainda mas sendo o Reino Unido,
    que tem toda uma segurança contra terrorismo, até porque como o vôo vem de um
    país da América Latina, e não de um País Europeu, a imigração já fica mais
    atenta, e como você embarcaria no avião como cidadão Brasileiro, chegar lá
    apenas com o Cartão do Cidadão dizendo que é Portugues gera no mínimo uma
    desconfiança.
  • Claro! Melhor sempre o passaporte.. Mais o Espaço Schengen não tem nada com isso rs, e ser barrado pelo voo vir do brasil, pais da america latina e etc... Aí eu já acho especulação e teoria da conspiração, mais vai saber ne.... Eu iria com passaporte, mais em caso de emergencia iria com o Cartão rs até porque pelo visto está garantido por lei. 

Como ele não quer tirar o passaporte, em carater de emergencia o Cartão já garante a entrada dele.
  • Não acho que sejá teoria da conspiração, a desconfiança é maior quando o vôo vem de fora da UE com certeza, sendo da america latina nem tanto, mas se é um vôo que vem do Oriente Médio, haha, pode ter certeza que te chamam pra conversar na salinha kkkk'    

• Amigos, com todas a orientações recebidas estou fazendo a minha cidadania por atribuição.Teria mais uma dúvida.Estou casado e a minha certidão proveniente de Portugal chegará obviamente como solteiro.Posteriromente tiaria o cartão cidadão e o passaporte no consulado.O que isso poderia implicar?Certidão de nascimento ainda de solteiro.
    Muito obrigado.
  • Marcelo, o ideal é vc fazer a transcrição do seu casamento primeiro (logo apos adquirida a cidadania) , pois se eu não me engano o seu estado civil pode sair "trancado"... o pessoal mais experiente aqui pode te dar as dicas..
  • Marcelo,
    Siga o conselho da Carol. Para que seu cartao do cidadao saia com o estado civil atualizado solicite a transcricao de casamento no mesmo consulado ou pelo correio. Isso quando tenha a sua certidao de nascimento portuguesa em maos.
    Dicas sobre transcricao pelo correio no guia de ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.