Neto de português meu pai ja possui o passaporte português

Quero fazer minha cidadania portuguesa, porém estou dúvida se tenho que mandar a certidão de nascimento do meu avô(portugues natural) ou de meu pai que nasceu no Brasil e adquiriu o passaporte depois. E qual forma seria melhor de enviar? Pelo correio ou consulado? Obs.: sou de Vitória ES.

Comentários

• @Cerqueiramarcos se entendi bem seu pai já possui a cidadania portuguesa por atribuição. Sendo assim, não há dúvida de que vc deve fazer o processo como filho.

Não use o consulado de forma nenhuma. Mande seu processo pelo correio ou DHL para o ACP do Porto.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

• editado 6:57AM

@Cerqueiramarcos

estou dúvida se tenho que mandar a certidão de nascimento do meu avô(portugues natural) ou de meu pai que nasceu no Brasil e adquiriu o passaporte depois.

De seu pai. O passaporte é apenas um caderninho usado para viajar. O que interessa é que ele obteve nacionalidade portuguesa e portanto agora ele, além de brasileiro, é português o que significa que vc não é apenas neto mas também filho de um português.

Se ele obteve nacionalidade por ser filho de um português, ele foi reconhecido como sendo também português desde que nasceu. Legalmente ele é tão português quanto o presidente Antônio Seguro.

Reforço a orientação do colega: nunca use o consulado para entrar com pedido de cidadania, mande pelo correio seguindo o guia que ele passou.

Depois que o processo concluir (com a emissão da sua certidão de nascimento portuguesa) vc será também reconhecido como sendo português desde que nasceu e aí é só ir ao consulado para emitir o cartão de cidadão (o RG português) e o passaporte como faz qualquer português vivendo no Brasil.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.