Apostilamento de diploma digital para Portugal
Meu diploma de ensino superior foi emitido em formato digital. Estou me mudando para Portugal nos próximos meses e, ao entrar em contato com o cartório, fui informada de que eles realizam com frequência o apostilamento digital desse tipo de diploma digital.
Gostaria de saber se mais alguém já fez esse processo e teve algum problema ao apresentar o diploma digital + apostilamento digital em Portugal ou em outro país da Europa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Eu materializei o diploma e fiz a apostila física mas acho que vai depender qual o uso do diploma. Se for pra fazer o reconhecimento de grau eu recomendo entrar em contato com a Universidade que você vai aplicar e perguntar.
@Gabrielatt
Passo a passo:
1) levar o arquivo digital no cartorio, ou enviar por email;
2) o cartório fará a materialização do documento, ou seja, vai imprimir e dizer que corresponde a uma versão fiel ao documento eletronico;
3) fazer o apostilamento, para que tenha validade no exterior;
Essencialmente é isso, mas é sempre bom conferir com o cartorio e com a instituicao em portugal que recebera o documento.
@Gabrielatt
Eu penso diferente. Minha recomendação, principalmente se estiver de mudança de país: peça na faculdade a versão física do diploma. Digital é muito legal, muito moderno mas nem todos países aceitam, quando aceitam tem um monte de restrições/requerimentos... Vá no que é seguro para não ter dor de cabeça. Na Europa em geral as coisas ainda são baseadas em papel e documentos enviados por correio.
Muita coisa por aqui não se resolve na hora pq em algum momento a empresa ou o orgão com quem vc está lidando vai te mandar uma carta (em papel, por correio, não por email) com algum código ou com algum documento que precisa ser assinado e devolvido também por correio. É meio "anos 70/80", mas é assim que a banda toca.
PS: Não entenda isso como um "resmungo de alguém avesso a novas tecnologias", na verdade sou eng de software e trabalho na área na Europa, mas sou pragmático: use tecnologia onde é sabido que funciona e vai te facilitar. Nesse caso usar a versão digital tem mais chance de te dar dor de cabeça do que de facilitar sua vida.
Se vc trouxer apenas a versão digital e na hora de apresentar na Europa descobrir que só aceitam a versão em papel, com assinatura do reitor e carimbo da faculdade vai te dar uma mão de obra e um custo grande conseguir pedir uma nova via e fazer chegar para vc na Europa.