Cidadania do Pai
Ola, recentemente perguntei sobre o avô do meu marido para descobrimos qual local de portugal ele nasceu e ajudou bastante, porém, nesse meio tempo um novo tópico surgiu que talvez os avós (portugueses) do meu marido tenham feito a cidadania do pai dele quando ele era pequeno, gostaria de saber se existe alguma forma de verificar se o pai do meu marido tem cidadania portuguesa
* Nome completo: Sérgio Lima da Silva
* Data de nascimento: 27/07/1974
* Filiação: Antônio Ferreira da Silva e Maria Leontina Teixeira de Lima
Antônio Ferreira da Silva 11/07/1938
Leontina Teixeira de Lima (Nome de Solteira) 23/01/1939
Muito obrigada ♡
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@LuSobreiro
Não há pesquisa pública para um caso recente assim, alguém que nasceu em 1974 (praticamente um menino, ele é apenas uma semana mais velho que eu rsrs).
O que eu faria se estivesse no seu lugar seria pedir no civil online uma certidão de nascimento dele. Se ele tiver cidadania eles vão encontrar uma certidão e te enviar e você poderá usá-la no pedido de cidadania do seu marido como filho. Se não encontrarem é pq ele não é cidadão português. Infelizmente vai custar uma taxa de 10€ e eles não reembolsam. Siga o guia abaixo que mostra como pedir a certidão.
Como solicitar certidões pelo civilonline
Entendi, muito obrigada, no caso eu solicito somente com nome da mãe (de solteira? Ja que ela casou no brasil), nome do pai dele, nome dele e data de nascimento? Por que o local que foi registrado eu não saberia ja que seria uma cidadania e não um nascimento
@LuSobreiro
Vc vai informar o local em que ele nasceu. Não interessa se o registro foi feito no consulado do RJ, de Bh ou numa conservatória em Braga.
No meu caso: nasci em SP e meu assento de nascimento foi lavrado em Lisboa. Se fosse pedir a mesma certidão eu colocaria local de nascimento São Paulo/SP/Brasil do mesmo jeito.
ja que seria uma cidadania e não um nascimentoNão existe isso de “seria uma cidadania”, é uma certidão de nascimento normal, como a de qualquer outro português nascido em Porto ou Lisboa.
Não confunda as coisas, o resultado do processo de cidadania dele (supondo que ocorreu) foi um registro de nascimento portugues, que reflete exatamente o nascimento dele. O local de nascimento é onde ele nasceu e não onde teria pedido a cidadania.
Sobre o nome da mãe, eu colocaria o nome de casada, exatamente como aparece na certidão de nascimento brasileira e no campo de observações do formulário do pedido colocaria a informação do nome de solteira sa mãe.
@LuSobreiro O assento, que basicamente é o registro da certidão de nascimento, fica localizado no local onde o processo de cidadania foi concluído. Geralmente, principalmente na data informada, ocorreu na ACP (Porto) ou em Lisboa. Se fosse você, antes de pagar a taxa ou algo do gênero, tentaria enviar um e-mail para as duas conservatórias com as informações do pai do seu marido, filiações, tudo que tiver de dados.
arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt ou arqc.porto@dgrn.mj.pt (ACP do Porto)
crcentrais@dgrn.mj.pt (Lisboa)
Envia algo do gênero:
"Prezados,
Solicito, por gentileza, verificação da existência de assento de nascimento/nacionalidade portuguesa em nome de Sérgio Lima da Silva, nascido em 27/07/1974, filho de Antônio Ferreira da Silva 11/07/1938 e Leontina Teixeira de Lima (nome de solteira) 23/01/1939.
Caso exista registo, solicito, se possível, informação do número do assento e conservatória correspondente."