Cidadania do Pai

Ola, recentemente perguntei sobre o avô do meu marido para descobrimos qual local de portugal ele nasceu e ajudou bastante, porém, nesse meio tempo um novo tópico surgiu que talvez os avós (portugueses) do meu marido tenham feito a cidadania do pai dele quando ele era pequeno, gostaria de saber se existe alguma forma de verificar se o pai do meu marido tem cidadania portuguesa

* Nome completo: Sérgio Lima da Silva

* Data de nascimento: 27/07/1974

* Filiação: Antônio Ferreira da Silva e Maria Leontina Teixeira de Lima

Antônio Ferreira da Silva 11/07/1938 

Leontina Teixeira de Lima (Nome de Solteira) 23/01/1939

Muito obrigada ♡

Comentários

• editado May 6

@LuSobreiro

Não há pesquisa pública para um caso recente assim, alguém que nasceu em 1974 (praticamente um menino, ele é apenas uma semana mais velho que eu rsrs).

O que eu faria se estivesse no seu lugar seria pedir no civil online uma certidão de nascimento dele. Se ele tiver cidadania eles vão encontrar uma certidão e te enviar e você poderá usá-la no pedido de cidadania do seu marido como filho. Se não encontrarem é pq ele não é cidadão português. Infelizmente vai custar uma taxa de 10€ e eles não reembolsam. Siga o guia abaixo que mostra como pedir a certidão.

Como solicitar certidões pelo civilonline

• Entendi, muito obrigada, no caso eu solicito somente com nome da mãe (de solteira? Ja que ela casou no brasil), nome do pai dele, nome dele e data de nascimento? Por que o local que foi registrado eu não saberia ja que seria uma cidadania e não um nascimento

• editado May 8

@LuSobreiro

Vc vai informar o local em que ele nasceu. Não interessa se o registro foi feito no consulado do RJ, de Bh ou numa conservatória em Braga.

No meu caso: nasci em SP e meu assento de nascimento foi lavrado em Lisboa. Se fosse pedir a mesma certidão eu colocaria local de nascimento São Paulo/SP/Brasil do mesmo jeito.

ja que seria uma cidadania e não um nascimento

Não existe isso de “seria uma cidadania”, é uma certidão de nascimento normal, como a de qualquer outro português nascido em Porto ou Lisboa.

Não confunda as coisas, o resultado do processo de cidadania dele (supondo que ocorreu) foi um registro de nascimento portugues, que reflete exatamente o nascimento dele. O local de nascimento é onde ele nasceu e não onde teria pedido a cidadania.

Sobre o nome da mãe, eu colocaria o nome de casada, exatamente como aparece na certidão de nascimento brasileira e no campo de observações do formulário do pedido colocaria a informação do nome de solteira sa mãe.

• @LuSobreiro O assento, que basicamente é o registro da certidão de nascimento, fica localizado no local onde o processo de cidadania foi concluído. Geralmente, principalmente na data informada, ocorreu na ACP (Porto) ou em Lisboa. Se fosse você, antes de pagar a taxa ou algo do gênero, tentaria enviar um e-mail para as duas conservatórias com as informações do pai do seu marido, filiações, tudo que tiver de dados.

arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt ou arqc.porto@dgrn.mj.pt (ACP do Porto)

crcentrais@dgrn.mj.pt (Lisboa)

Envia algo do gênero:

"Prezados,

Solicito, por gentileza, verificação da existência de assento de nascimento/nacionalidade portuguesa em nome de Sérgio Lima da Silva, nascido em 27/07/1974, filho de Antônio Ferreira da Silva 11/07/1938 e Leontina Teixeira de Lima (nome de solteira) 23/01/1939.

Caso exista registo, solicito, se possível, informação do número do assento e conservatória correspondente."

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.