Morosidade
Art 1Alínea D - adultos - Em dezembro pedi ao IRn os prazos das análises, estava em janeiro de 2022. Estamos em abril e pedi novamente os prazos, alterou para fevereiro de 2022. Dessa forma, irão analisar os documentos que enviei em maio de 2025 somente no ano de 2044. Passou 6 meses e só avançaram 1 mês da fila. É isso mesmo? Quanto tempo estão aguardando as análises?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Smgchucri13 é isso mesmo... já faz um tempo que os prazos estão aumentando. Quando entrei com meu pedido de neto, a média era 24 a 29 meses para decisão, hoje em dia está demorando mais de 5 anos. Ninguém sabe o que acontece internamente no IRN, sabemos que há um excesso de pedidos, mas há outros fatores.
@Smgchucri13 eu acredito que isso seja algo proposital, porque já não faz sentido uma demora dessa. O meu processo é de Janeiro de 2022 e sinto que perdi muito tempo esperando esse processo sair. O pior é que não querem nem saber se você precisa do documento.
@LeoSantos @ancmonteiro já tentaram alguma comunicação com eles? sabem se tem alguma outra repartição a quem podemos recorrer?
@Smgchucri13
Infelizmente, não há absolutamente nada de produtivo que possa fazer para além de esperar.
@ancmonteiro complicado esse tipo de comentário, pq fica parecendo uma acusação, sendo que o IRN tem dezenas de conservadores que trabalham com isso, provavelmente centena de oficiais... Afirmar que toda essa gente está propositalmente prejudicando quem tem processo de cidadania...
A verdade é que não sabemos o que se passa lá dentro, o que vemos aqui fora é um enorme fluxo de processos que chegaram lá com as alterações da lei, troca de sistemas (que são notoriamente ruins), falta de condições, falta de resposta de outros órgãos, etc
Lembrando que as conservatórias não tratam só de processos de cidadania, eles cuidam desde registros de nascimento, casamento, óbito, etc... a veículos, imóveis e por aí vai.
@LeoSantos não digo que o problema seja das conservatórias, é algo proposital do estado mesmo.
@Smgchucri13 infelizmente não dá para fazer nada em relação a essa demora. Ao menos que todos se juntassem e fizessem um abaixo assinado para melhorar isso, sendo que muito não vão querer fazer. Temos que pagar um preço alto por causa disso.