Processo por casamento em ‘Para decisão’ em 3 meses – é normal?

Olá a todos,

Gostaria de pedir a vossa opinião sobre um processo de nacionalidade por casamento.

Datas do processo:

- Submetido: 23-10-2025  

- Em análise: 20-01-2026  

- Para decisão: 20-01-2026  

O processo foi submetido através de advogado.

Ou seja, passou para “Para decisão” em cerca de 3 meses.

Pelo que tenho lido aqui no fórum, a maioria dos processos por casamento demora vários anos e fica muito tempo nas fases iniciais, por isso estamos um pouco surpreendidos.

A minha pergunta é: estamos a ser demasiado otimistas ao achar que a decisão pode estar próxima? 😅  

Ou mesmo estando em “Para decisão”, ainda é normal demorar anos?

Se alguém teve uma experiência semelhante, agradecia muito o feedback.


Obrigado!

Comentários

  • @Bondislacker

    A minha pergunta é: estamos a ser demasiado otimistas ao achar que a decisão pode estar próxima? 😅  

    Minha torcida sincera é para que realmente a decisão esteja próxima, mas minha opinião é que ele vai ficar paradinho até o processo completar uns 4 a 5 anos. Novamente, minha torcida é para que eu esteja errado, mas o histórico é claro.

    Ou mesmo estando em “Para decisão”, ainda é normal demorar anos?

    As etapas intermediárias não interessam muito, o que importa é a data de entrada do processo. É comum processos enviados por advogados (online) pularem rápido as primeiras etapas, pq o próprio advogado faz uma série de atividades que são executadas na conservatória quando o processo é "de papel".

    O ponto é que a conservatória não segue com o processo até o final e deixa ele parado esperando enquanto os outros, que deram entrada na mesma data via correio ou presencial, não o alcançarem.

    Novamente, espero que eu esteja errado, que você dê sorte e saia logo, mas não se frustre se não acontecer pois é o esperado.

  • @Bondislacker nao

    Proc 3.1 está em 4 anos e meio a 5 anos.

    E vem atrasando a cada dia.

    A previsao para o seu,com sorte,se nada piorar ou ficar parado como aconteceu o ano passado,é 2030.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.