Qual a maneira mais fácil de conseguir?
Estou precisando fazer eu já tenho cidadania, só preciso de ajuda para o serviço de
Casamento/Transcrição de casamento (Atualização de estado civil) para cidadania portuguesa.
Como conseguir mais rápido?
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@andreiamattoso
Se estiver no Brasil e se a sua documentação não tiver divergências, faça pelo Consulado do Rio de Janeiro. Siga as orientações na página oficial deles letra por letra. Aceitam envios de todo o país e analisam a documentação e só procedem ao pagamento depois de confirmarem que está tudo OK e que o casamento pode ser transcrito. Os relatos aqui dizem que leva em torno de um mês para o casamento estar transcrito.
Oi, ainda nessa linha, eu nao moro no Brasil mas estarei no Brasil em breve. Posso mandar por correio pro consulado do Rio ou se eu moro fora do Brasil tenho que mandar para a conservatoria?
Tambem, meu marido eh portugues (com mta ajuda desse forum ha alguns anos atras). Eu nao.
Para nossos filhos, é aconselhado fazer a m ssa transcricao de casamento ne? Acho q antes nao precisava se fosse o pai portugues mas li aqui que podem solicitar/ Porto solicitou. Entao melhor transcrever ne?
Obrigada
Maidane
@Maidane Araujo
Posso mandar por correio pro consulado do Rio ou se eu moro fora do Brasil tenho que mandar para a conservatoria?
Pode, recomendo apenas que reconheça firma do formulário em um cartório no Brasil.
Para nossos filhos, é aconselhado fazer a m ssa transcricao de casamento ne?
Quem declarou o nascimento deles? Se foi seu marido e o registro foi feito antes de eles completarem 1 ano de idade a transcrição não faz diferença para o pedido de nacionalidade deles. É importante transcrever para garantir os seus direitos como esposa, como por exemplo a residência legal junto do seu marido em qualquer país da UE e o direito à cidadania como cônjuge.
Acho q antes nao precisava se fosse o pai portugues mas li aqui que podem solicitar/ Porto solicitou. Entao melhor transcrever ne?
Continua não precisando. Sim, transcrever é bom primeiro pq é obrigação legal do seu marido como cidadão português, segundo pq garante seus direitos como esposa mas para cidadania dos seus filhos não faz diferença (supondo que foram registrados pelo pai antes de 1 ano de nascidos).
@Maidane Araujo
Voce pode mandar para um consulado portugues no país onde voce mora. No entanto, não sabemos os prazos praticados. Nesse caso, é melhor ligar ou mandar um email e perguntar em quanto tempo estao fazendo.
Importante verificar na pagina do consulado escolhido (seja o do rio ou qualquer outro), as instruções exatas, que devem ser seguidas à risca. Cada consulado tem suas próprias regras, portanto, confira!!