Transcrição de Casamento - Os dois nubentes são portugueses
Gente, estou querendo transcrever meu casamento em Portugal, e tenho algumas dúvidas, caso alguem saiba esclarecer.
1- Meu marido e eu já somos portugueses, com CC e passaporte válidos. Queremos transcrever o casamento para que eu possa requerer a atualização do nome de casada nesses dois documentos. O melhor caminho (mais rapido e pratico) seria pelo Consulado do RJ, onde morarmos? Semana que vem estaremos em Portugal, até o inicio de maio, seria mais fácil tentar por lá?
2- Qual a documentação necessária para o nosso caso? Dois portugueses, com altração de meu nome e casamento celebrado no Brasil?
3- alguma dica extra?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Caroline Araujo
O melhor caminho (mais rapido e pratico) seria pelo Consulado do RJ, onde morarmos?
Sim
Semana que vem estaremos em Portugal, até o inicio de maio, seria mais fácil tentar por lá?
Eu não faria. Pode tentar, mas nem todo lugar faz na hora, o mais provável é que recebam os doctos e façam dias depois. Se der algum problema e pedirem doctos adicionais e vocês já tiverem voltado ao Brasil pode ficar complicado para "desenrolar". Eu faria pelo consulado do RJ com calma e deixaria o tempo da viagem para aproveitar Portugal ao invés de ficar se preocupando com burocracia de conservatória.
2- Qual a documentação necessária para o nosso caso? Dois portugueses, com altração de meu nome e casamento celebrado no Brasil?
Cada lugar tem seu processo que varia ligeiramente então você precisará se informar no lugar que escolher. Se realmente for sacrificar parte da sua viagem com isso, o que te recomendo levar é:
Como vocês dois são portugueses, basta levar uma cópia simples do assento de nascimento de cada um (geralmente aceitam que vocês apenas informem o número/ano do assento) e apresentar o cartão de cidadão ou passaporte para se identificarem. Provavelmente vão pedir para preencher algum formulário também.
Não leve isso à risca pois cada lugar tem seu processo e vc precisará se informar lá, isso que citei é o mínimo do mínimo que vão pedir.
3- alguma dica extra?
SIM!!! Transcreva pelo consulado do Rio! Use sua viagem para curtir Portugal com a família! Conservatória não é lugar para fazer turismo 😉