Problemas com a transcrição - pai em segundas núpcias
Boa noite, pessoal,
Estava discutindo essa questão no grupo de netos, achei melhor transferir para cá para não tumultuar.
Estou com um problemão, gostaria de saber o que vcs acham.
Minha mãe conseguiu a cidadania portuguesa semana passada. Já peguei a certidão on-line, tudo certo.
Porém, ao entrar em contato com o consulado de Santos para agendar a documentação da minha mãe, eles exigiram a transcrição do casamento dela para atualização do estado civil.
Na certidão consta que ela é divorciada do meu pai, até aí tudo bem, li por aqui que é possível tirar a documentação, só restando pendente a homologação judicial do divórcio, em Portugal. Até esta providência, ela fica como casada com meu pai perante Portugal.
PORÉM
Na certidão consta também que meu pai contraiu SEGUNDAS NÚPCIAS. Não sei se isso atrapalharia a emissão dos documentos, já que ela constaria como casada com meu pai, mas a certidão também indica que ele é casado com terceira. Poderia dar algum problema, tipo bigamia?
Dito isso, pensei em algumas alternativas:
1) Mandar a certidão de casamento mesmo para transcrição e torcer para eles ignorarem as segundas núpcias.
2) Tentar tirar o CC e o passaporte da minha mãe sem a transcrição e ver no que dá. Pelo que entendi, a atualização do estado civil é um dever do portugues, mas não essencial para a obtenção dos docs.
Vou aguardar o desfecho disso tudo para pedir a minha nacionalidade. Isso porque consta da minha certidão de nascimento e documentos o nome de casada da minha mãe, então se ela conseguir tirar os documentos com esse nome (estando "casada" em Portugal), ótimo, não preciso alterar documento nenhum.
Agora se ela não conseguir, e permanecer o nome de solteira no assento português, acho que eu teria que alterar todos os meus documentos, para constar o nome de solteira dela também, não? Para não dar inconsistência no meu pedido de cidadania.
Algumas coisas: nasci em 1988, o declarante foi meu pai, no mesmo dia do nascimento.
Ufa, é isso.
Qualquer luz ou ajuda agradeço muito.
Comentários
@flavia_freitas1
Essa discussão já está toda aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/28915/processo-concluido#latest
Não há necessidade de criar um novo tópico, se perde toda informação que já consta lá.
@LeoSantos desculpe, achei que lá era o local errado para a discussão, então fiz esse post.
Obrigada.
@Admin
Talvez seja melhor fechar esse tópico.