Cartão de familiar de cidadão europeu (quanto tempo)?
Sou casada e não-européia e meu marido tem cidadania portuguesa. Nossa casamento já está registrado em Portugal. Estamos indo em junho e sei que preciso esperar 3 meses antes de dar entrada no cartão de residência (pelo artigo 15), que preciso ligar pra agendar a entrevista e que eles em tese deveriam dar uma resposta e o cartão em até três meses. Alguém que fez recentemente pode me contar quanto tempo esperou, no total? Estou desmotivada porque já li sobre espera de até 1 ano e que é muito difícil marcar na AIMA. Alguém que fez recente pode me contar quanto tempo esperou ou está esperando?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Também gostaria de saber @Flaviana93 .
@Flaviana93,
Bom dia,
Chegamos em Portugal em Outubro/24. Consegui marcar a AIMA em outro Conselho bem longe de onde moro para 08 de Janeiro de 2025.
Levei todos os documentos certinhos, e a pessoa na hora disse que a minha certidão de casamento Portuguesa tinha mais de um ano de emissão. Tivemos que tirar outra na CRC que tinha ao lado.
No dia 16/01/2025 recebi o cartão em casa. Foi super rápido.
Agora estou fazendo praticamente o mesmo processo para o meu neto. E só consegui agendar para Junho/26. Foi marcado em meados de Janeiro/26. Então para este artigo está demorando agora cerca de 6 meses de espera.
Quando tentar marcar o agendamento pelo Artigo 15, aceite em qualquer Conselho. Você só vai se locomover uma única vez.
Lembre que você terá que ir acompanhada de seu marido.
Espero que tenha ajudado.
Mtrin