Check-list de aplicação de Neto em formulário 1D
Prazer a todos aqui e agradeço o tempo e carinho.
Estou no processo de adiquirir e organizar os documentos necessários para começar a minha aplicação do formulário 1D de Nacionalidade para neto (maior de idade), e gostaria de confirmar se estou faltando algo ou se a minha lista de documentos está correspondente e coerente com o que tipicamente é necessário para a maioria dos casos.
A cidadania da minha vó—quem estou a herdar ciadania de—foi adiquirida em 2025 via o mesmo processo. O seu caso foi gerido pela CRC em Lisboa.
Aqui fica a lista de itens:
- Pedido de cidadania (neto) no formulário 1-D, assinado e certificado em consulado local
- Certidão de nascimento em inteiro teor reprográfico (eu)
- Certidão de nascimento em inteiro teor reprográfico (Mãe)
- Cópia oficial do meu RG
- Certificado de antecedentes criminais
- Diploma do ensino médio/secundário
- Assento de nascimento de cidadã portuguesa (avó)
Todos os documentos serão apostilados.
Estou esquecendo de alguma coisa? Algum documento é excessivo, desnecessário?
Esse processo será feito via correios.
Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@davismorib
O diploma do ensino médio é desnecessário como prova de conhecimento da língua portuguesa (creio que seja para isso) se nasceu em um e é cidadão de um país de língua oficial portuguesa. Se você é brasileiro nascido no Brasil (já que mencionou certidões inteiro-teor reprográficas e RG, ambas terminologias usadas só no Brasil), não há motivo para o enviar.
Lista de documentos para nacionalidade segundo o artigo 1D, netos de portugueses, maiores: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
Com assento de nascimento da sua avó você quer dizer o português, correto?
Além disso, por que não faz primeiro a da sua mãe como filha (1C), o que vai levar até um ano no ACP, em vez de fazer a sua como neto, o que vai levar uns cinco? Daí repetiria o mesmo processo, mas para si. Lista de documentos: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Além disso, responda: a sua avó foi casada? Se sim, o casamento dela já foi transcrito em Portugal? Foi ela quem declarou o nascimento da sua mãe? A sua mãe nasceu antes do final de 1977?
Bom dia!
OK, agradeço pelo esclarecimento quanto ao diploma.
Correto, estava referindo a pessoa da família (neste caso, minha avó) que é portuguesa.
Eu estava fazendo o processo de neto porquê acreditava que no fim das contas seria mais rápido e mais barato (processo de filho seria 2 anos, processo de neto seria 3, necessitaria de 2 processos de filho, etc). Aparenta-se também que o processo de filhos requer menos documentos, o que é bom.
Minha avó foi casada no Brasil, não me recordo quando exatamente. Não acredito que o casamento foi transcrito em Portugal.
Minha mãe nasceu antes do final de 1977, sim.
@davismorib
Eu estava fazendo o processo de neto porquê acreditava que no fim das contas seria mais rápido e mais barato (processo de filho seria 2 anos, processo de neto seria 3, necessitaria de 2 processos de filho, etc)
O processo de neto hoje leva uns 5 anos, mas esse prazo tem piorado ano após ano.
Apenas para te daz um exemplo, quando entrei com o processo de neto da minha mãe em fev/2021 o prazo estimado era de dois anos, agora é de cinco.
Dois de filho feitos na sequência vão levar ao todo entre 2 e 3 anos, se tramitarem no ACP (Porto). Te recomendo ir por esse caminho, mesmo custando um pouco mais (uns R$1.500 mais ou menos entre taxas, documentos e remessa). Parece muito, mas vai te adiantar muito a vida e você só vai pagar o segundo processo daqui um ano, quando o processo de sua mãe terminar e for a hora de fazer o seu. É uma coisa que só se faz uma vez na vida, vale a pena avaliar com carinho.
Minha mãe nasceu antes do final de 1977, sim.
Nesse caso, você precisa verificar na certidão de nascimento de sua mãe quem declarou o nascimento dela. Declarante é quem vai ao cartório registrar o nascimento da criança. Na certidão de inteiro teor aparece mais ou menos assim: "No dia tal do ano tal compareceu neste cartório Fulano de Tal e declarou que no dia tal nasceu uma criança..."
Se não tiver sido a portuguesa (sua avó), a transcrição do casamento é obrigatória para que sua mãe e você tenham direito à cidadania. O melhor lugar para se fazer isso atualmente é o consulado geral de Portugal no RJ. Aceitam receber a documentação pelo correio, conferem tudo e só cobram a taxa da transcrição (120€ convertidos em Reais) se estiver tudo certo. Geralmente em 1 mês após receberem os documentos o casamento está transcrito.