Neto - filho de Pai sem reconhecimento juridico (portugues) e de uniao sem casamento
Ora, Ora!
Sou Neto de Portugues (Nato). Meu Pai nao tem reconhecimento juridico, e é provavel que a relaçao dele (avo) com minha avo tenha sido algo casual.
Pouco sei sobre ele, e tenho apenas o nome, sem data de nascimento, e sem nem a localidade.
Deu-se isto apos a dissoluçao da Provincia Ultramarina de Moçambique (no momento Republica Popular de Moçambique, agora, Republica de Moçambique.
Amo estatistica, peço que meus carissimos colegas do forum me pudessem dizer de 100% quanto tenho eu de:
1 - Localizar todos os dados completos do meu avo.
2 - Se este expirou, fazer exame de DNA com possiveis co-descendentes.
3 - Se nao possivel N° 2, um exame post mortem.
4 - Conseguir provar parentesco em Portugal, contra todos Ultra ortodoxos casamenteiros e etc...
5 - Até aqui sem suporte de meu Pai (que ele e minha avo nao querem cavar passado).
6 - Receber finalmente o meu jus sanguinis, e nao ser um conde da natulizdracula.
7 - Vir testemunhar ca.
(Perdoe a falta de acentuaçao, uso teclado frances)
Ca vamos, Game on!
Comentários
Posso estar enganado, mas seu pai querer deve ser fundamental, já que o direito a paternidade é personalíssimo, exclusivamente do filho.
Caminho mais fácil seria convencer seu pai a entrar com um processo de reconhecimento de paternidade e fazer um exame de DNA. Após, levar a sentença para ser reconhecida em portugal e entrar com pedido de nacionalidade como neto de português.
Caso você siga esse caminho, o seu caso será igual ao meu.
Mas estou curioso para saber a opinião dos mais experientes.
Até pq o exame de DNA deve ser feito comparando o sangue do seu pai e irmãos do seu avô, no meu caso mesmo com esses familiares recebi a informação de que poderia dar inconclusivo o resultado. Outra forma seria por exumação, mas dependendo do tempo de morte do seu avô pode ser que não seja possível por essa via.
@andrewdiias Que batalha teremos que vencer?! Vou ter que puxar dos galoes e ameaçar romper laços (chantagem emocional) se for necessario... Porque, ele até tem o nome do pai e apelido, porém esse irreconhecimento torna o pedido de cidadania impossivel...
Pagar por detetives para descobrir exatamente quem é de jure meu Avo é hipernecessario...
Que situaçao precaria nossos Ascendentes nos deixaram, "Porca Miseria"!
Quando fizer um(a) filho(a), deixe logo uma procuraçao de reconhecimento mediante DNA na hora que tiver conhecimento da gravidez... Assim salva destinos.