Reagrupamento ascendente estrangeiro

Bom dia! Gostaria de tirar uma duvida

Eu sendo cidadão português devidamente documentado posso levar meu pai (não português) pra morar comigo em Portugal?

Ele é divorciado da minha mãe(portuguesa), logo não poderia ir por essa via.

se sim, quais são as documentações necessárias e como posso fazer esse processo?

Comentários

  • editado April 2

    @Juliocesar_

    Eu sendo cidadão português devidamente documentado posso levar meu pai (não português) pra morar comigo em Portugal?

    Depende. A princípio sim, mas tem algumas condições. Se ele tiver 65 anos ou menos precisará comprovar que ele é seu dependente financeiro. Se ele tiver mais de 65 anos não é necessário comprovar nada. Veja abaixo a página da AIMA onde explica tudo direitinho. O problema atualmente é conseguir agendar com a AIMA para conseguir regularizar a documentação.

    Último ponto, apenas para esclarecer: não se trata de reagrupamento. Reagrupamento só se aplicaria se você fosse estrangeiro vivendo em Portugal com visto. Se você é português não cabe falar em reagrupamento, mesmo que seja natural (tenha nascido) no Brasil. Pode parecer chatice ou formalismo meu, mas é importante pq o reagrupamento é uma "concessão", que pode ser dada ou não, já o cartão de residência para seu pai ou sua esposa viverem em Portugal não é uma concessão, é um direito seu como Português.

    https://aima.gov.pt/pt/nacionais-ue-e-familiares/familiares-de-nacionais-ue/cartao-de-residencia-para-familiares-de-nacionais-ue

  • Boa tarde, em agosto estou de mudança para Portugal com minha familia. Eu e meus filhos somos cidadãos portugueses, meu marido não. Alguém saberia dizer qual é o Visto correto para solicitar a VSF Global para meu marido? O processo de agendamento na Aima está muito demorado e só poderia pedir reagrupamento depois de 90 dias. Li sobre esses vistos, mas não sei se deve ser o de curta ou longa duração.

  • editado April 7

    @JulianaGarciaVaz

    Eu e meus filhos somos cidadãos portugueses, meu marido não. Alguém saberia dizer qual é o Visto correto para solicitar a VSF Global para meu marido? O processo de agendamento na Aima está muito demorado e só poderia pedir reagrupamento depois de 90 dias. Li sobre esses vistos, mas não sei se deve ser o de curta ou longa duração.

    Não há visto para esse caso. O caminho é realmente ele agendar com a AIMA assim que estiver em Portugal. No caso de vocês não se trata de reagrupamento familiar, e sim pedido de cartão de residência para cônjuge de cidadão europeu (ver o link que coloquei na postagem imediatamente acima da sua). Pode parecer a mesma coisa, mas não é.

    Reagrupamento familiar só se aplica para o cônjuge de um estrangeiro que vive legalmente no país. Você, obviamente, não é estrangeira portanto não cabe falar em reagrupamento familiar.

  • @ecoutinho

    No caso da residência para familiar de cidadão europeu, ao entrar em Portugal a pessoa já conseguiria ir tentando agendamento pra daí a 90 dias ? Como funciona isso?

    Desde já, agradeço.

  • @flying_dutchman

    No caso da residência para familiar de cidadão europeu, ao entrar em Portugal a pessoa já conseguiria ir tentando agendamento pra daí a 90 dias ? Como funciona isso?

    Pelo que temos ouvido está um caos conseguir agendamento na AIMA, então se eu estivesse nessa situação, tentaria sim agendar a partir do dia que chegasse em Portugal pois de qualquer maneira é provável que só vão dar uma data para alguns meses para frente

  • Muito obrigado pelas orientações @ecoutinho !

  • @ecoutinho neste caso, meu marido não poderá trabalhar até que saia o cartão de residência para ele?

  • @JulianaGarciaVaz

    Infelizmente é isso mesmo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.