Reagrupamento ascendente estrangeiro
Bom dia! Gostaria de tirar uma duvida
Eu sendo cidadão português devidamente documentado posso levar meu pai (não português) pra morar comigo em Portugal?
Ele é divorciado da minha mãe(portuguesa), logo não poderia ir por essa via.
se sim, quais são as documentações necessárias e como posso fazer esse processo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Juliocesar_
Eu sendo cidadão português devidamente documentado posso levar meu pai (não português) pra morar comigo em Portugal?
Depende. A princípio sim, mas tem algumas condições. Se ele tiver 65 anos ou menos precisará comprovar que ele é seu dependente financeiro. Se ele tiver mais de 65 anos não é necessário comprovar nada. Veja abaixo a página da AIMA onde explica tudo direitinho. O problema atualmente é conseguir agendar com a AIMA para conseguir regularizar a documentação.
Último ponto, apenas para esclarecer: não se trata de reagrupamento. Reagrupamento só se aplicaria se você fosse estrangeiro vivendo em Portugal com visto. Se você é português não cabe falar em reagrupamento, mesmo que seja natural (tenha nascido) no Brasil. Pode parecer chatice ou formalismo meu, mas é importante pq o reagrupamento é uma "concessão", que pode ser dada ou não, já o cartão de residência para seu pai ou sua esposa viverem em Portugal não é uma concessão, é um direito seu como Português.
https://aima.gov.pt/pt/nacionais-ue-e-familiares/familiares-de-nacionais-ue/cartao-de-residencia-para-familiares-de-nacionais-ue