Processo Nacionalidade 1C: enviei o envelope, quais são os próximos passos?

Bom(a) dia/tarde/noite!

Queridos,

Enviei via DHL o processo de nacionalidade do meu avô (filho de português), chegou dia 20/03/2026 no ACP. Queria saber quais são os próximos passos:

• Quando (em média) receberei uma senha para acompanhamento do processo?
  • A senha é enviado no email indicado no formulário 1C?
  • Ao final do processo eles enviam a certidão de nascimento via correios?

Obrigado!

Comentários

• Agora é esperar a senha que deve levar em torno de 2 semanas (podendo ser mais), depois torcer para o processo ficar no ACP e não ser transferido (aparece no site de acompanhamento alguns dias depois), aí é só esperar, consultando o andamentode vez em quando.

Quando tiver quase 1 ano convém acompanhar regularmente (tipo 1x por semana) pra ver se vai ter alguma exigência. Quando concluir, deve receber o assento por e-mail.

• Olá @SergioM, queria vc poderia me ajudar com uma informação. Eu fiz o pagamento através de cartão de crédito no link do IRN, enviei os documentos para o ACP do Porto usando o requerimento que é enviado no e-mail contendo o número do pagamento e o nome do cartão, mas não juntei a cópia do e-mail que consta que o valor foi recebido. Será que abre exigência pra isso? O processo foi recebido e autuaram 1 semana depois.

desde já agradeço.

• editado March 26

@DanielaRuete

Se você mandou aquele formulário que veio por email com o número do pagamento no topo da primeira página, pode ficar tranquila. Tudo que precisam para saber que a taxa está paga consta alí.

• @SergioM Obrigado pela resposta. Já está entrando na segunda semana desde o recebimento do envelope no ACP Porto, já conferi o endereço da etiqueta DHL e o formulário 1C (para ver se bate email e endereço da ACP) umas 200 vezes e está tudo ok. Queria saber se costumam atrasar e quanto tempo devo esperar para tomar alguma providência, e qual seria essa providência.

• @FelipeFSA, paciência, jovem! Paciência! Em terras lusitanas nada acontece na velocidade que queremos ou mesmo estamos acostumados no Brasil. O ACP costuma levar umas 2 semanas, mas pode chegar a um mês ou um pouco mais. Se passar muito disso, o jeito é mandar email ou ligar na linha de registos, mas na grande maioria das vezes é só esperar mesmo.

E se você conferiu o endereço que vem no formulário 1C, espero que não esteja batendo! No formulário o endereço que tem é o da CRCentrais em Lisboa (Rua Rodrigo da Fonseca). O ACP fica na Rua do Cunha.

• @FelipeFSA

Se mandou para o endereço do formulário (o da CRCentrais, em Lisboa), deve considerar um tempo de espera de até um ano para receber a senha de acompanhamento.

Os outros dois endereços (do CNAIM), um deles do Porto, que constam no formulário são de extensões da CRCentrais de Lisboa. Não sei se alguém já usou algum desses endereços, mas presumo que só redirecionem o pedido para a CRCentrais.

• @carlasimone Mandei para ACP. Acho que me expressei mal na mensagem, quis dizer que tinha conferido a etiqueta DHL do destinatário (ACP).

• @SergioM Sobre o endereço acho que me expressei mal, eu quis dizer que eu conferi a etiqueta DHL com o destinatário, e está batendo ACP, podendo descartar a questão de ter mandado errado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.