Tirar cartão cidadao e passaporte português
Boa noite gente
Eu recebi a notícia que minha cidadania portuguesa saiu. Sou brasileira, moro no Brasil e fiz o processo devido a minha mae ter tirado a cidadania dela.
Agora a advogada me orientou a tirar o cartão cidadao e passaporte português.
Alguém sabe como e onde agendar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Obs: sou do Rio de Janeiro. A advogada me orientou a agendar no consulado do Rio.
@erica_de_sa
Sou brasileira, moro no BrasilParabéns! Agora é também uma portuguesa que mora no Brasil.
Agora a advogada me orientou a tirar o cartão cidadao e passaporte português.Não é obrigatório, só emite documentos se quiser/precisar, mas recomendo fazer pelo menos o cartão de cidadão.
Precisa agendar para fazer o cartão de cidadão, depois com o cartão pronto você agenda o passaporte. O link para o site de agendamentos está abaixo.
https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/agendamento-online-de-atos-consulares
https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/atendimento/no-estrangeiro/servicos-consulares/cartao-de-cidadao#como-pedir
@ecoutinho e quem puder me ajudar.
Gostaria de tirar Cartão de Cidadão e mais para frente o passaporte português.
O Consulado de São Paulo está obrigando a criar Chave Móvel Digital (CMD) para fazer qualquer tipo de agendamento.
E para criação dessa CMD obriga a apresentar passaporte brasileiro.
Não tenho passaporte brasileiro.
Será o primeiro Cartão de Cidadão.
Tenho o assento de nascimento português.
Como fazer?
Não gostaria de ter o gasto de fazer um passaporte brasileiro apenas para tirar o cartão de cidadão já que depois terei o gasto com o passaporte português.
O que fazer?
Agradeço desde já pela ajuda.
@Ale
O Consulado de São Paulo está obrigando a criar Chave Móvel Digital (CMD) para fazer qualquer tipo de agendamento.Sim, realmente esse é o procedimento agora.
E para criação dessa CMD obriga a apresentar passaporte brasileiro.Eles não aceitam o RG?! Pode tentar tbm pedir o agendamento via email mas corre o risco de não lerem ou demorarem a responder.
Não gostaria de ter o gasto de fazer um passaporte brasileiro apenas para tirar o cartão de cidadão já que depois terei o gasto com o passaporte português.Se me permite palpitar, eu já acho que vc deveria fazer. Explico:
Se vc mora no Brasil, ao viajar para fora vc precisará obrigatóriamente apresentar um documento brasileiro para se identificar na imigração brasileira tanto ao sair do país quando na volta (se apresentar apenas o passaporte PT será tratado como estrangeiro, e pode ter problemas ao viajar da próxima vez quando constatarem que o português ficou no Brasil mais de 90 dias sem visto).
Teoricamente vc poderia apresentar o RG junto do passaporte PT, mas isso vai te obrigar na volta a ir no atendimento pessoal e pegar fila, quando o passaporte brasileiro permite que vc vá nas “catracas” automáticas que leem o passaporte brasileiro e te identificam por reconhecimento facial. Na chegada em Guarulhos isso é a diferença entre passar pela imigração em menos de 5 minutos ou pegar uma fila de pelo menos meia hora.
A taxa para emitir o passaporte brasileiro é de R$260 e ele é válido por 10 anos. Se vc pensar no custo inclusive, para viajar para a Europa, é muito mais barato e conveniente usar o passaporte brasileiro + o cartão de cidadão português e vc nem precisaria do passaporte português. O novo cartão de cidadão inclusive é reconhecido nas leitoras de passaporte na Europa.
Obviamente o ideal é vc ter os três documentos (passaporte brasileiro, CC e passaporte port), mas se realmente o orçamento estiver limitado é muito mais negócio a combinação passaporte brasileiro + CC. Vc só “precisará” realmente do passaporte português se quiser viajar para países que exigem vistos de brasileiros, como EUA e Canadá. Para Europa basta o passaporte BR + CC para ser tratado como europeu na imigração e uma vez dentro da Europa o CC é suficiente para fazer tudo, seja como turista, seja como residente.
@ecoutinho Engraçado por que até HOJE, a Polícia Federal não adaptou os " totens automáticos " para ler o código MRZ da nova CIN.
Dispensaria o passaporte BRA e poderia usar o PRT + CIN.
@ecoutinho agradeço muito pela ajuda. Esclareceu demais.
Não sabia que só com o CC eu poderia transitar em qualquer país da zona do Euro. Isso é muito bom.
Meu irmão também terá que fazer o CC para os dois filhos menores de 16 anos, além do dele. E ele também não possui passaporte brasileiro. Aí o Consulado já me explicou que filhos menores de 16 anos não precisam dessa CMD.
Já tentei agendar no Consulado de São Paulo por e-mail mas sem sucesso. Não respondem.
Eu até tenho um passaporte brasileiro, mas ele venceu em dezembro. Eu iria fazer só o passaporte português. Será que com o passaporte brasileiro vencido eu conseguiria gerar essa CMD no consulado?
@jpvecchi
Posso estar enganado, mas pelo que me lembro a CIN ainda estava sendo emitida apenas na versão em papel. Para funcionar no totem não basta o código MRZ, precisa também do chip nfc que fica na capa traseira do passaporte. Esse chip tem além dos dados do portador a foto e as informações biométricas. (O cartão de cidadão português também tem esse chip, como o passaporte, se quiser testar tem um app chamado ReadID que consegue ler as informações do chip usando a função nfc do celular, vai ver que ele lê os dados, inclusive uma versão digital da foto e confirma a assinatura digital por certificado do chip).
Ou seja, não é a PRF que precisa adaptar os totems, são os Estados que precisam emitir a versão em plástico da CIN e com chip, como o passaporte tem.
@Ale
Pode perguntar no consulado, mas duvido que aceitem o passaporte vencido.
Mesmo que aceitem, recomendo que faça um passaporte brasileiro, assim como seus sobrinhos. Como disse antes, numa viagem para o exterior vc precisará na volta apresentar o passaporte brasileiro senão pode ter dificuldades para entrar no próprio país. R$260 (~40€), é mais barato que uma refeição para um casal numa viagem à Europa e vale por 10 anos. Sei que dinheiro não está sobrando para ninguém, mas tem coisas que não valem a pena economizar.
@ecoutinho farei isso.
Você tem toda razão.
Vale muito a pena esse investimento.
Suas colocações são sempre muito úteis e já me ajudaram diversas vezes.
Muito obrigada mesmo.
@ecoutinho bom dia!
Por favor poderia me ajudar com uma informação, amanhã tenho agendamento em Santos para emissão CC e PEP - fiquei com uma dúvida sobre o requerimento a preencher, deve preencher um requerido do PEP e outro do CC - ou existe um só requerimento para os dois?
@rafamaia_14
Não sei dizer. Cada consulado trabalha de um jeito. Daqui onde moro eu simplesmente fui para o agendamento do CC com meu passaporte brasileiro e cópia simples do assento de nascimento, lá me entregaram uma ficha com alguns campos (poucos) que preenchi na hora e assinei. Quando fui no agendamento do passaporte a única coisa que levei (além do dinheiro) foi o cartão cidadão e o código PIN (na minha memória) pois assinei o pedido eletronicamente com o CC.
Não sei como funciona em Santos ou SP. No site do consulado deve informar.
Engraçado @ecoutinho ... e os trâmites parece que vão mudando...
Em MG, quando meus tios e mãe foram, pediram para assinar um formulário específico.
Já na minha vez, pediram pra entrar direto na cabine de atendimento, onde passei ao funcionário consular, meu assento, passaporte brasileiro e comprovante de endereço(uma vez que o CC é entregue na morada).
Colheu foto, altura, e as digitais, que confirmam em dois equipamentos distintos.
NÃO PREENCHI ABSOLUTAMENTE NADA.
O passaporte vou tirar agora em Junho, acredito que só precise do CC e comprovante de endereço.
@jpvecchi
Acho que vão mudando mesmo. Provavelmente tem a ver com o sistema em uso na época, equipamentos etc.
Me lembro vagamente das duas visitas: do CC e passaporte. Em uma lembro apenas que preenchi uma folha com poucos dados. Na outra não lembro mais se houve papel envolvido.
Em uma das vezes fui para uma sala no consulado onde timha dois equipamentos: um totem que coletava impressões digitais, uma stylus (caneta para escrever em tela de tablet) para coletar assinatura e fotografia e outro que media altura.
Em outra visita o atendimento, coleta de digitais, foto, assinatura etc foi toda feita na mesa de atendimento em que havia uma malinha estilo 007 com os equipamentos todos integrados. Parecia aqueles filmes da 2a guerra em que o espião abre uma valise e dentro tem um criptógrafo Enigma rsrs
Não lembro mais em qual visita utilizei qual equipamento.
De qualquer forma, a experiência foi tranquila e as pessoas do consulado foram bastante gentis. O mesmo quando levei minha filha menor para emitir os documentos dela.
Nessas vezes não posso reclamar.