Processo de Neto - Faltando um nome - PROCESSO JÁ ENVIADO
Prezados, boa tarde.
Gostaria de solicitar uma orientação quanto à necessidade de retificação de certidões no meu processo.
Meu pai é filho de Izaura Gomes Guedes. Na certidão de nascimento da mãe dele(Izaura), consta como mãe Cecília Gomes (portuguesa) e como pai Manoel Ferreira Guedes.
Cecília Gomes se casou com Manoel Ferreira Guedes em 07/08/1926. Na certidão de casamento, o nome de Cecília está correto, porém o nome do esposo consta apenas como Manoel Ferreira, sem o “Guedes”. Os nomes dos pais de Manoel estão corretos, assim como os de Cecília, com uma exceção:
- Na certidão de casamento, o nome da mãe de Cecília consta como Maria Rosa Gomes
- Já na certidão de nascimento de Cecília, o nome da mãe consta como Maria Rosa Gomes Chiço, sendo “Chiço” proveniente do pai, Francisco Gomes Chiço, ou seja, do avô da Cecilia.
Realizei a transcrição do casamento, e nela:
- O nome da mãe de Cecília consta como Maria Rosa Gomes Chiço
- O nome do esposo permanece como Manoel Ferreira (sem “Guedes”, conforme na certidão brasileira)
Diante disso, surgiu a seguinte dúvida:
Na certidão de nascimento da minha avó (Izaura), o nome da avó materna consta apenas como “Rosa Gomes”, ou seja, de forma incompleta.
Pensei em solicitar a retificação dessa certidão para que o nome passe a constar como Maria Rosa Gomes Chiço, alinhando com o registro de nascimento da Cecília.
Porém, há um ponto adicional:
- Na certidão de casamento brasileira, o nome consta como Maria Rosa Gomes (sem “Chiço”)
- No óbito, também consta como Maria Rosa Gomes
- No passaporte autenticado, existem três variações:
- Maria Rosa
- Maria Rosa Gomes
- Maria Rosa Gomes Chiço
Inclusive, anexarei a cópia do passaporte para análise.
Dessa forma, entendo que a ausência do “Chiço” em alguns documentos pode não gerar impacto, pois há coerência entre os registros. Ainda assim, acredito que ao menos seria recomendável corrigir o registro da minha avó, substituindo “Rosa Gomes” por “Maria Rosa Gomes”, para evitar divergências maiores.
Gostaria de saber, na opinião de vocês:
- É necessário realizar essa retificação?
- Caso sim, qual seria a forma mais adequada: incluir apenas “Maria Rosa Gomes” ou “Maria Rosa Gomes Chiço”?
Desde já, agradeço pela atenção e pela orientação.

Comentários
@LuanParanhos
Do que percebo, não há nenhuma divergência significativa que cause dúvida de se tratarem das mesmas pessoas nem nenhum sobrenome que “surgiu do nada”. Presumo também que esses assentos tenham sido feitos com base em declaração. É comum que mulheres apareçam só com os dois prenomes nesses registros dos dois lados do Atlântico, e também que haja menção às pessoas apenas por um dos sobrenomes, ou por um dos prenomes mais um dos sobrenomes…
Se o processo já foi protocolado, o melhor é esperar para ver se haverá alguma exigência. No entanto, se estiver a seu alcance, retifique e mande uma nova via da certidão cujo assento foi retificado com requerimento de anexação ao processo devidamente identificado com assinatura reconhecida em cartório por autenticidade para a conservatória onde ele repousa.
@LuanParanhos
A história está muito enrolada, e difícil de entender, há muitos detalhes e muitos personagens, quando só interessam 3 pessoas: A portuguesa, a filha da portuguesa e o neto requerente.
Pelo que pude entender, eu concordo com a @carlasimone que não parece haver nenhuma divergência séria, mas discordo da sugestão abaixo:
No entanto, se estiver a seu alcance, retifique e mande uma nova via da certidão cujo assento foi retificado com requerimento de anexação ao processo devidamente identificado com assinatura reconhecida em cartório por autenticidade para a conservatória onde ele repousa.
Retificar para que? Tem um ditado que diz: se não está quebrado, não conserte. Você não sabe se esse item realmente causará uma exigência, corre o risco de ao tentar consertar na verdade introduzir erros. Além disso, mesmo que o conservador entenda que isso precisa ser retificado, você não tem garantia nenhuma de que ele vai querer apenas isso.
Agora que o processo já está lá, a melhor coisa a fazer, na minha opinião, é deixar ele correr. Se for aprovado direto ótimo, mas se vier uma exigência o normal é que eles peçam para corrigir tudo que está errado de uma só vez. Assim você evita ficar fazendo tentativa e erro, gastando com envios desnecessários a Portugal e remendando documentos antigos com retificações.
Maravilha! Agradeço @ecoutinho e @carlasimone.
A história está muito enrolada, e difícil de entender, há muitos detalhes e muitos personagens, quando só interessam 3 pessoas: A portuguesa, a filha da portuguesa e o neto requerente.
Portuguesa: Cecilia Gomes
Filha da Portuguesa: Izaura (Minha avó)
No nascimento da Izaura, o nome da mãe da portuguesa, ou seja, a avó da Izaura, está "Rosa Gomes", onde deveria ser Maria Rosa Gomes.
Vou deixar isso quieto, não vou mexer com isso. Me falaram que se eu ficar mexendo em coisa que nem sequer pediram, posso dar alguma desconfiância ao conservador e aí sim começar os problemas. Aproveitando: quanto tempo eles dão para entregar uma retificação, caso peçam?
@LuanParanhos
No nascimento da Izaura, o nome da mãe da portuguesa, ou seja, a avó da Izaura, está "Rosa Gomes", onde deveria ser Maria Rosa Gomes.
Bem mais fácil de entender!! 😉 Realmente não me parece que vale a pena mexer. Deixa o conservador analisar. Provavelmente passa.
Olá @ecoutinho , meu processo 1-D de 01/22 caiu em exigência agora, em 02/26, prontamente enviei a certidão, quanto tempo está levando em média para a CRC Lisboa analisar? Desde já agradeço.
@Silvio Silvestri
Infelizmente não dá para saber. Tem relatos aqui no fórum de casos que retomam em questão de dias após a entrega do documento, e outros em que leva semanas ou meses para o processo retomar.
Bom dia a todos ! Meu processo esta parado na bolinha 1 e hoje esta fazendo 4 anos que nada acontece. Alguém sabe o caminho para reclamar que nao seja por telefone? Existe um email ?
@Claudinha
Não adianta reclamar.
Os processos de neto estão agora demorando quase cinco anos.
Eles já estão totalmente cientes do problema.
Mas se quiser reclamar, é um direito seu.
Existe o canal de queixas do ministerio da justiça de portugal, só dar um google.
Depois de alguns meses, vao responder que estão cientes e acompanhando, mas que a situação é essa e que tem que esperar.
@Claudinha se você que enviou há 4 anos está desesperada, imagina eu, que enviei segunda-feira. Talvez só tenha isso aprovado em 2030/2031. O pior de tudo é que estou querendo a cidadania para ir residir fora, estou guardando dinheiro e vou usar esse tempo de espera para me aperfeiçoar profissionalmente e me capitalizar. Como eu queria que fosse aprovado o quanto antes.
O seu não deve estar muito distante de ser aprovado, quem sabe ainda este ano...
Acho que eu entendi a sua lógica: se na transcrição de casamento consta Maria Rosa Gomes Chiço, é esse documento que passa a valer para Portugal.
A única divergência, então, é o nome da avó materna de Izaura (Rosa Gomes).
Eu tenho um caso similar: o nome do avô paterno da minha avó na certidão de nascimento dela foi acrescido do sobrenome "de Carvalho", sobrenome esse do pai dela, sendo que nos registros que antecedem a esse o nome correto não contém "de Carvalho".
Eu enviei assim mesmo e vou esperar uma possível exigência (apesar de achar que deva passar direto).
@Lucasms92 Exato! A portuguesa teve 5 filhos, com o mesmo marido, o Manoel. Tem certidão que o nome da avó está Maria Rosa Gomes, mas a maioria está Rosa Gomes somente. Eu decidi seguir a orientação de vocês e não vou retificar,. caso peçam lá na frente vou fazer o que pedirem.
Imagina que faço a retificação, aí na hora o conservador pede uma retificação em uma coisa que não tem nada a ver com o que fiz, aí faço o que ele pediu e vai outra retificação junta, aí vai acabar complicando ainda mais a situação... Ou seja, vou seguir o coutinho disse ´´Tem um ditado que diz: se não está quebrado, não conserte.´´