Processo de Neto - Faltando um nome - PROCESSO JÁ ENVIADO

Prezados, boa tarde.

Gostaria de solicitar uma orientação quanto à necessidade de retificação de certidões no meu processo.

Meu pai é filho de Izaura Gomes Guedes. Na certidão de nascimento da mãe dele(Izaura), consta como mãe Cecília Gomes (portuguesa) e como pai Manoel Ferreira Guedes.

Cecília Gomes se casou com Manoel Ferreira Guedes em 07/08/1926. Na certidão de casamento, o nome de Cecília está correto, porém o nome do esposo consta apenas como Manoel Ferreira, sem o “Guedes”. Os nomes dos pais de Manoel estão corretos, assim como os de Cecília, com uma exceção:

• Na certidão de casamento, o nome da mãe de Cecília consta como Maria Rosa Gomes
  • Já na certidão de nascimento de Cecília, o nome da mãe consta como Maria Rosa Gomes Chiço, sendo “Chiço” proveniente do pai, Francisco Gomes Chiço, ou seja, do avô da Cecilia.

Realizei a transcrição do casamento, e nela:

• O nome da mãe de Cecília consta como Maria Rosa Gomes Chiço
  • O nome do esposo permanece como Manoel Ferreira (sem “Guedes”, conforme na certidão brasileira)

Diante disso, surgiu a seguinte dúvida:

Na certidão de nascimento da minha avó (Izaura), o nome da avó materna consta apenas como “Rosa Gomes”, ou seja, de forma incompleta.

Pensei em solicitar a retificação dessa certidão para que o nome passe a constar como Maria Rosa Gomes Chiço, alinhando com o registro de nascimento da Cecília.

Porém, há um ponto adicional:

• Na certidão de casamento brasileira, o nome consta como Maria Rosa Gomes (sem “Chiço”)
  • No óbito, também consta como Maria Rosa Gomes
  • No passaporte autenticado, existem três variações:
    • Maria Rosa
    • Maria Rosa Gomes
    • Maria Rosa Gomes Chiço

Inclusive, anexarei a cópia do passaporte para análise.

Dessa forma, entendo que a ausência do “Chiço” em alguns documentos pode não gerar impacto, pois há coerência entre os registros. Ainda assim, acredito que ao menos seria recomendável corrigir o registro da minha avó, substituindo “Rosa Gomes” por “Maria Rosa Gomes”, para evitar divergências maiores.

Gostaria de saber, na opinião de vocês:

• É necessário realizar essa retificação?
  • Caso sim, qual seria a forma mais adequada: incluir apenas “Maria Rosa Gomes” ou “Maria Rosa Gomes Chiço”?

Desde já, agradeço pela atenção e pela orientação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.