Busco certidão de óbito
Precisando do Obito de Ignezinha Ferreira D´Almeida, quando casada Ignez da Costa Ribeiro, de Almeida e Ribeiro, são muitas as variações e não enconrei o obito, apenas nascimento, batismo e casamento
Não tenho a data certa, sei que foi entre 1941 e 1953.
Sei que foi sepultada no cemitério de São Francisco Xavier, posteriormente transferida para outro local.
Os pais: Rosa Ferreira e de Almeida e Manuel Ferreira de Almeida. Marido: Pedro Lopes da Costa Ribeiro.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Boa noite!
Pelo que sei, a certidão de óbito não é utilizada no processo de cidadania. Quando comecei, acabei gastando dinheiro à toa com isso; só depois descobri que não servia para esse fim — talvez seja o seu caso.
Voltando ao assunto: esse São Francisco Xavier que você mencionou é o Cemitério do Caju, aqui no Rio de Janeiro? Se não me falha a memória, o Caju é administrado pela concessionária Reviver. Talvez, entrando em contato com eles, você consiga alguma informação.
Onde a Ignezinha residia na época do óbito? Isso é muito importante, pois é possível realizar buscas nos livros de registro de óbitos.
@fclasso, como o @LuanParanhos comentou, para efeito de nacionalidade a certidão de óbito não é normalmente usada.
De qualquer forma, é interessante observar que no registro de casamento da filha Esther a mãe Ignez estava viva, em 1945, constando que morava em Nova Iguaçu.
Casamento filha: 1945, pais residentes em Nova Iguaçu.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9SV-T59F?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQPSB-L5R8&action=view&cc=1582573&lang=pt&groupId=
Em 1961, o óbito do marido menciona que era casado com a Ignez, não constando que era viúvo??? Pode ser apenas uma falha, já que registros de óbitos não são muito confiáveis. Consta que ele residia em Irajá, sendo o óbito registrado na 12ª circunscrição de Cascadura, abrangendo as Freguesias de Penha e Irajá.
Óbito esposo 1961- Irajá
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-67X3-B5Z?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77ZV-5JPZ&action=view&cc=1582573&lang=pt&groupId=M941-7YF
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-67X3-TTV?view=index&cc=1582573&lang=pt&groupId=M941-7YF
Com essas informações vc pode procurar esse registro de óbito no cartório de Nova Iguaçu ou no 11º RCPN ou 15º RCPN do Rio de Janeiro, estes dois últimos que substituíram a 12 ª circunscrição.
@Nairolasai como você consegue achar "tão fácil" esses registros? Estou buscando o óbito da minha bisavó, há bastante tempo. Não para o processo de cidadania, até porque já até dei entrada e estou aguardando, mas sim por curiosidade mesmo, pois as filhas dela faleceram de câncer e eu queria saber do que ela faleceu. O nome dela é Cecilia Gomes, era viúva de Manoel Ferreira Guedes. Ela, natural de Portugal, ele, Natural de Sergipe. Eu tenho quase certeza absoluta que o óbito dela está registrado na 12ª Circunscrição, porém não tenho a data exata do óbito. Ela é filha de Maria Rosa Gomes e Antonio Teixeira, foi sepultada no cemitério de Ricardo de Albuquerque, só não tenho a data exata, calculo que tenha falecido em 1975