Conjuge brasileira (não portuguesa) segundo casamento, precisa transcrever o primeiro?

Pessoal, Boa noite!

Minha esposa é brasileira e não tem ascendência portuguesa. Ela já foi casada com outro brasileiro e divorciou-se. Anos depois, casou-se comigo. Eu já tenho a cidadania portuguesa.

Pretendo transcrever o nosso casamento mas estou na dúvida se antes eu precisaria transcrever o outro casamento dela , validar o divórcio e só então transcrever o nosso.

No site do consulado sobre a transcrição fala sobre ser um ato civil exclusivo aos portugueses. Nesse ponto é que nasce a minha dúvida.

Como minha esposa e o ex marido são brasileiros, seria desnecessário transcrever aquela união? Eu poderia simplesmente fazer apenas a transcrição do meu casamento com ela?

Comentários

• @Kafifa

É desnecessário. Só poderá transcrever o casamento entre ela e você, afinal você é o português.

• editado 7:21AM

@Kafifa

Como minha esposa e o ex marido são brasileiros, seria desnecessário transcrever aquela união?

Desnecessário não, é impossível. Só se transcreve um casamento se pelo menos um dos cônjuges for português. Nesse caso são dois brasileiros se casando e divorciando no Brasil.

Eu poderia simplesmente fazer apenas a transcrição do meu casamento com ela?

Como explicou a colega acima, se esse for o seu primeiro casamento, sim.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.