Busca de certidão de Português

Bnoite.Estou realizando uma pesquisa genealógica para fins de reconhecimento de cidadania portuguesa e procuro localizar a certidão de nascimento/batismo de Miguel Affonso Machado (ou Miguel Afonso Machado) e de sua esposa Policarpa Felismina Machado.

As informações familiares indicam que ambos eram portugueses.

Tenho conhecimento de que eles são os pais de Manoel Affonso Machado, que teria vindo ainda criança para o Brasil.

Tem certidão de óbito de Manoel Affonso Machado, registrada no Brasil, na qual constam os seguintes dados:

Nome: Manoel Affonso Machado

• Data de falecimento: 15/09/1964
  • Naturalidade registrada: Barreiras – Bahia – Brasil

Também encontrei referência em base de dados do registro civil da Bahia (1877–2021) indicando:

• Policarpa Felícia de Jesus
  • Cônjuge: Miguel Affonso Machado

Pelas informações disponíveis, o casamento do casal provavelmente ocorreu antes de 1882, possivelmente entre 1875 e 1882, considerando a cronologia do nascimento do filho.

busco localizar:

1. Registro de nascimento ou batismo de Miguel Affonso Machado (em Portugal);
  2. Registro de nascimento ou batismo de Policarpa Felismina Machado / Policarpa Felícia de Jesus;
  3. Registro de casamento do casal, possivelmente ocorrido antes de 1882

Comentários

• @adrimachado3012 Sugiro que comece localizando o registro de nascimento do Manoel Afonso Machado (na regiao de Barreiras/BA), neste registro certamente terá o nome dos avós (pais de Manoel Afonso e Policarpa) e muito provavelmente o local de nascimento deles para confirmar se realmente sao portugueses. Não é uma busca "perdida" pq de todo modo para o processo de nacionalidade voce vai precisar do nascimento dele, e o nome dos pais do Manoel Afonso e da Policarpa são "essenciais" na busca, até mesmo para afastar eventuais homonimos. Conseguindo este documento peça já no formato necessário para o processo (inteiro teor por copia reprografica) retorne com a informação aqui no forum por favor, o pessoal sempre ajuda a buscar.

• @adrimachado3012 Eu tenho a certidão, consta no nome do Miguel e Policarpa como pais de Manoel, mas não tem a nacionalidade,Acredito que a certidão não é inteiro teor. Vou solicitar. Grata.

• @adrimachado3012 Seria interessante tb ter a certidão de casamento do Manoel, filho do Miguel.

Pelo que vi, havia um outro filho, irmão do Manoel, chamado João Affonso Machado. O registro de nascimento dele poderia tb conter alguma informação.

• @Nairolasai @adrimachado3012 Eu tenho a certidão, consta no nome do Miguel e Policarpa como pais de Manoel, mas não tem a nacionalidade. MAs acredito que a certidão não é inteiro teor. Brasil, Bahia, Registro Civil, 1877-2021", FamilySearch

(https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6V45-ZZ2D : Sun Mar 10

21:47:44 UTC 2024), Entry for João Chrisostomo Regis and , 1917.

TENHO ESTE REGISTRO MAS NÃO CONSIGO ENTRAR.

@marina_oguimaraes pode me ajudar?

• @Nairolasai não consigo ter acesso a este Registro:

Brasil, Bahia, Registro Civil, 1877-2021", FamilySearch

(https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6V45-ZZ2D : Sun Mar 10

21:47:44 UTC 2024), Entry for João Chrisostomo Regis and , 1917.

@Nairolasai

"Brasil, Bahia, Registro Civil, 1877-2021", FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:X9YW-D26M : Tue Jan 13 06:19:30 UTC 2026), Entry for Manoel Affonso Machado and Miguel Affonso Machado, 5 de julho de 1904.

@Nairolasai como consigo acesso?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.