Processo de nacionalidade (Neto de português) desde 12/2021 – Pronúncia a proposta de indeferimento

Olá a todos,

Gostaria de pedir a ajuda e a orientação dos membros mais experientes sobre a situação do processo de nacionalidade do meu pai.

O processo é de atribuição de nacionalidade como neto de português, e foi submetido em 30 de dezembro de 2021.

No dia 3 de setembro de 2025, recebemos uma notificação de “pronúncia sobre proposta de indeferimento”, solicitando a apresentação de alguns documentos complementares.

Os documentos solicitados foram:

Certidão de nascimento do requerente em inteiro teor reprográfica

Certidão do assento de nascimento do ascendente português

Assim que recebemos a notificação, providenciamos imediatamente tudo o que foi pedido:

– Emitimos a certidão reprográfica no cartório

– Enviamos via DHL para Portugal

– A advogada nos confirmou que entregou pessoalmente na conservatória

– Ela também obteve e apresentou a certidão do ascendente português

Isso foi feito dentro do prazo solicitado.

No entanto, desde essa data (03/09/2025), não houve qualquer atualização no site do processo (meu.registo.justica.gov.pt).

A última informação que aparece ainda é a própria notificação solicitando os documentos, como se nada tivesse sido junto ao processo.

Recentemente, entrei em contato com a advogada, e ela informou que tem visto casos em que os documentos são entregues, mas o sistema não é atualizado, e que às vezes acabam emitindo indeferimento mesmo assim — embora seja possível comprovar que os documentos foram entregues.

Também tentei contato direto com a conservatória por e-mail, mas recebi apenas resposta automática, sem qualquer informação concreta.

Minha preocupação é grande, porque:

– O processo já tem mais de 4 anos

– Já se passaram mais de 5 meses desde a entrega dos documentos, sem qualquer atualização

– Meu pai está com 79 anos, e gostaríamos muito de resolver isso o quanto antes

Gostaria de saber, por gentileza:

1. Alguém já passou por situação semelhante, de enviar a pronúncia e o processo ficar sem atualização por tanto tempo?
  2. Isso é considerado normal atualmente?
  3. Existe alguma forma de confirmar se os documentos foram efetivamente juntados ao processo?
  4. Há algum canal mais eficaz para obter informações da conservatória?
  5. Existe risco real de indeferimento mesmo tendo cumprido a exigência dentro do prazo?

Agradeço muito qualquer orientação ou relato de experiência.

Muito obrigado a todos.

Comentários

• @ppiedade

Alguém já passou por situação semelhante, de enviar a pronúncia e o processo ficar sem atualização por tanto tempo?

Já vi alguns processos que tiveram exigência ficar 1 ano parado.

Isso é considerado normal atualmente?

Sim

Existe alguma forma de confirmar se os documentos foram efetivamente juntados ao processo?

Ligue na linha de Registos e eles conseguem verificar se já está juntado ao processo, o meu ele consultou na hora e me informou quais documentos eu tinha juntado recentemente, pois juntei mais documentos depois de iniciar o pedido de neto do meu pai.

Há algum canal mais eficaz para obter informações da conservatória?

IRN e Eficaz não combinam na mesma frase kk Infelizmente.

Existe risco real de indeferimento mesmo tendo cumprido a exigência dentro do prazo?

Muito pouco provável, ligue lá e confirme se os documentos já foram juntados, mas nunca vi acontecer, eles são lerdos mesmo para registrar as coisas lá.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.