Oi dois conjuges precisam transcrever casamento?
Sam
Member
Bom dia pessoal,
meu ex marido que já tem nacionalidade e transcreveu nosso casamento e averbou nosso divorcio em Portugal tem todos os documentos portugueses, eu quero transcrever meu segundo casamento mas negaram pois não transcrevi o primeiro, só o meu ex marido o fez. Como eu faço para ter tudo registrado igual a ele sem ter que fazer todo o processo do primeiro casamento de novo, inclusive contratando advogado para homologar o divorcio?
Podem me ajudar, por favor?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Sam
eu quero transcrever meu segundo casamento mas negaram pois não transcrevi o primeiro, só o meu ex marido o fez.
Quem te disse isso falou bobagem... Pelo nível da abobrinha, desconfio que tenha ouvido isso de algum funcionário de consulado.
Se transcreve o casamento e se homologa o divórcio, se seu ex-marido já fez, o casamento já está transcrito e divórcio homologado e você não tem nada mais a fazer.
Se ele inclusive já homologou o divórcio de vocês em Portugal, não há impedimento algum para você transcrever seu segundo casamento. Supondo que realmente seu ex-marido já fez tudo, talvez você tenha apresentado uma cópia física do seu assento de nascimento português emitida antes da transcrição e a pessoa que foi analisar foi preguiçosa e não consultou o sistema para ver que no seu assento consta a averbação do casamento e do divórcio.
Minha sugestão: gaste 10€ e peça no civil online (guia abaixo) sua certidão de casamento portuguesa (resultado da transcrição de casamento que seu ex-marido fez) e lá estará além do casamento, a averbação do divórcio. Junte esse documento aos que você mandou para pedir transcrição do segundo casamento. Caso tenha contato com o ex-marido pode simplesmente pedir para ele uma cópia simples (ou o pdf) e assim você economiza os 10€ do civil online.
Como solicitar certidões pelo civilonline
@Sam se ele já transcreveu o casamento e homologou o divórcio vc nao precisa fazer mais nada,pirém para o divórcio vc nao assinou um formuláio?tem certeza que ele fez o divórcio?
@Sam
Acho bom o ponto que a @guedesmarcia lembrou. Solicite no civil online sua certidão de casamento portuguesa e confira se lá consta averbado o divórcio, se sim provavelmente seu ex homologou o divórcio litigioso (sem vc participar), se não constar nada significa que o divórcio não foi homologado.
@ecoutinho mas ainda que fosse litigioso ela precisaria ter sido notificada.
@guedesmarcia
Podem simplesmente não te-la encontrado para notificar. No meu divórcio litigioso no Brasil, por exemplo, minha ex não foi notificada pois não conseguiram localizá-la. Consta nos autos do processo que o oficial de justiça tentou todos os endereços conhecidos e uma vez que não encontrou ela foi notificada via edital (publica-se a notificação no jornal e considera-se que a pessoa foi notificada).
@ecoutinho nossa,isso nao é bom,acaba demorando muito o processo.
@guedesmarcia
Sem dúvida é muito mais fácil quando as duas partes participam, ou quando é possível ao menos notificar, mas no meu caso havíamos nos separado 15 anos antes e eu só sabia que ela vivia nos EUA, mas não tinha a menor idéia de onde, então era o que dava para fazer. Como não tinha pressa, deu tudo certo.
Meu ponto é apenas o seguinte: é possível sim que o ex-marido da @Sam tenha homologado o divórcio sem ela ter tido que assinar nada, apesar de que se ele tinha acesso a ela realmente o mais simples seria que ela participasse. Só dá para saber se a homologação realmente aconteceu checando se o divórcio foi averbado na certidão de casamento portuguesa.