Porto online 6.1

Ola a todos,

meu processo 6.1 foi concluido.

Aqui está a mensagem do ACP na plataforma, eu gostaria de saber o que fazer, esperar que ele me envie o assento ou ir diretamente a um conservatório para estabelecer meu cartão de citadao ?

obrigado

Comentários

• Pede a certidão no civil on line, e depois vai pedir seu cartão cidadão.

• O problema aí é que por algum motivo não foi possível a criação automática do assento. Não sei se isso é padrão nos processos 6.1, mas antigamente quando os assentos eram criados manualmente chegou a demorar em torno de 4 a 6 meses. Hoje não deve demorar tanto porque a grande maioria é gerada automaticamente. Tentar no Civilonline pra ver se já fizeram é uma opção, mas estaria arriscando 10 euros. Eu mandaria um email antes para o ACP pedindo o assento.

• Oi @Log1504

O meu pedido de Nacionalidade pelo artigo 6.1 na ACP também teve a mesma mensagem na conclusão do processo.

Lendo em alguns grupos de Facebook isso parece se dar pelo fato de a conservatoria estar finalmente a tramitar processos antigos (o meu foi entregue em Agosto de 2023) e reutilizar as informações ja cedidas pela AIMA anteriormente, dado que apos a migração dos processos de Nacionalidade para o novo sistema, as conservatórias estiveram a fazer as consultas externas uma segunda vez. Isso faz com o que os processos que ja estejariam em teoria completos, estivessem travados por estarem a aguardar uma segunda cosulta. O meu processo assim como aparentmente o seu e de muitas pessoas que entraram ainda no sistema antigo, estivessem emperrados com esse problema e parece que finalmente a ACP começou a tratar disso. O problema agora eh que isso faz com que não seja possível emitir o assento da nascimento de forma automática e alguém tenha que manualmente emitir o assento com as informações constantes do processo.

Pelo que andei lendo nesses grupos, tem demorado cerca de 2-3 semanas para a emissão manual do assento, nesse meio tempo não adianta muito pedir a certidão pelo Civil Online e muito menos cobrar a conservatória, tudo depende de quantos funcionários eles possuem para a digitação manual desses assentos e a quantiadade de assentos que eles tem para emitir. O que convenhamos, apos todo esse tempo, não parece que recursos humanos seja um ponto forte da ACP 😂

O meu processo foi finalizado em 19/02/2026 e eu ainda estou a espera. Assim que obtiver o assento eu volto aqui para dar a cronologia exata e assim possa ajudar outras pessoas que estejam na mesma situação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.