Nacionalidade para filha, pai português com estado civil desatualizado.
Prezados, muito boa noite!
Tenho uma dúvida e gostaria de contar com a vossa ajuda para achar a melhor solução; sou português, moro no Brasil, sou casado pela segunda vez, porém nunca acertei nenhum casamento no consulado, pois não sabia que deveria fazê-lo. Tive uma filha que não pertence a nenhum dos 2 casamentos e quero solicitar a nacionalidade pra ela agora. Pergunto: tenho obrigatoriamente de passar pelo processo de transcrever o primeiro casamento, dissolvê-lo em Portugal com advogado, transcrever o segundo casamento pra só então solicitar a nacionalidade da minha filha, que, lembrando, não é de nenhuma das esposas que tive? Confesso que não gostaria de passar por esse processo burocrático somente pra subir a nacionalidade a uma criança que tem direito certo a ela... Uma dúvida específica que eu tenho sobre esse meu caso é: será que se eu não fizer essas transcrições antes, o processo está negado? Será que a certidão de nascimento de inteiro teor da minha filha vai denunciar meu estado civil na época de seu registro e isso me causará problemas? Obrigado pela atenção de todos!!
Comentários
@Raphaelmf quem foi o declarante do nascimento dela?