Ajuda para localizar documentos portugueses

Olá, pessoal!

Estou tentando localizar o registro de nascimento ou batismo de um antepassado e preciso de ajuda com a pesquisa.

📌 Nome da pessoa:

• Boneres Augusto da Fonseca
  • ou também registrado como
  • Boneres Augusto Ferreira da Cruz

Ele aparece com o proimeiro nome em uma certidao de casamento dele e aparece com o segundo nome na certidadao de casamento de um filho dele.

📅 Ano aproximado de nascimento:

• Entre 1884 e 1885

👨‍👩‍👧 Filiação conhecida:

• Pai: João Alves Ferreira
  • Mãe: Maria Lucinda Fonseca

👶 Filho dele:

• João Augusto Ferreira da Cruz (casado em 1944)

📍 Informações adicionais:

Ele aparece como casado com Maria de Jesus Castro em 06/11/1913, Distrito Federal (Rio de Janeiro – Brasil).

Tenho a certidão de casamento civil, mas ainda não consegui encontrar o documento de nascimento ou batismo.

Estou especialmente interessado em descobrir:

✔ Local de nascimento (cidade/freguesia/país)

✔ Registro original de nascimento/batismo

✔ Possível origem em Portugal ou no Brasil

Já procurei e nao consegui achar no FamilySearch, / Tombo.pt

UNico registro que eu achei foi esse que nao me ajudou:

Matrimônios: Rio de Janeiro. Registros de casamento fevereiro de 1944–agosto de 1944

Comentários

• @Ribeiro Mais uma peça no quebra cabeças: O casal português teve também uma filha chamada Carminda, nascida no Rio de janeiro em 1914:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KFS3-P1?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8J-X2CM&action=view&cc=1719212&lang=pt&groupId=M932-WN8

Neste registo de batismo os pais aparecem como: Boanerges Augusto Ferreira da Cruz e Maria de Jesus Ferreira de Castro.

Este nome Boanerges até se encontra em Portugal/Brasil, diferentemente do Bonares.

• @Ribeiro ,

encontrei estes três hits no MyHeritage:

O primeiro é uma árvore que, eu suspeito, seja sua ou de algum parente próximo seu, pois tem basicamente as informações que você postou aqui (ou seja, não é de grande ajuda). Os outros dois são artigos de jornal que confirmam o nome do Bonerges, ao menos em documentos oficiais (pois me parecem ser comunicados da prefeitura sobre exigências a algum estabelecimento comercial). Não consegui abrir o artigo em si, pois não assino o OldNews (caro demais e, para periódicos do Brasil, é dispensável, dado que a Hemeroteca da Biblioteca Nacional tem tudo isso e é de graça) e infelizmente a Hemeroteca está com problemas no momento (até abre, mas as pesquisas retornam sempre vazias). Mas eu diria que o artigo não vai ajudar em nada além de confirmar que o nome dele é mesmo esse.

Não sei se, depois de quase cem anos, os registros comerciais ainda existiriam (na prefeitura ou em outro local), mas uma vez que a hemeroteca retorne (acho que só segunda-feira, pela experiência que tenho com as panes dela em finais de semana), seria interessante verificar exatamente o nome do estabelecimento comercial e o endereço e ver se é possível, com estas informações, conseguir algo mais concreto na prefeitura.

• Procuro registo paroquial de batismo da mãe de João Correia nascido em 01.05.1920,na certidão de nascimento dele diz que a mãe á data tinha 34 anos portanto deverá ter nascido em 1885/86, natural freguesia de Castelo , Concelho de Moimenta da Beira, filjha de Joaquim da Fonseca e de Margarida Augusta.

nos registos Paroquiais de Castelo vi desde 1884 até 87 e não encontrei nada, até posso ter visto mal.

Solicito ajuda a quem o puder fazer eu agradeço

Cumprimentos

Cesar

• @cesardias ,

creio que você esquecer de dizer o nome dela (da mãe do João Correia). 😊

Independente disso: estas idades de pai e mãe em batismos e nascimentos costumam ser aproximações. Assim, se pelas contas que você fez ela teria nascido entre 1885 e 1886, eu sugeriria procurar PELO MENOS entre 1880 e 1890 (e mesmo assim pode estar em um ano anterior ou posterior).

De onde você tirou a informação da freguesia de nascimento dela? Também está no nascimento dele?

• @Ribeiro

Descobri de onde a família era: Freguesia de Penedono, Concelho de Penedono, Viseu.

Este Fausto n27/1888 https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/fcb8bd7bc458469e80a587719eba81bd?isRepresentation=false&selectedFile=54777907&fileType=IMAGE é irmão dele. Um fato interessante é que nasceu no Brasil (Macaé, Rio de Janeiro) um ano antes e foi batizado “em perigo de vida”… mas os nomes dos pais batem, inclusive o pai usava o sobrenome “da Cruz”.

Não tive tempo pra fazer isto mas sugiro que folheie este mesmo livro do link acima e procure pelo registro do Boanerges. Olhe alguns anos (3 a 5 anos) antes e depois da data estimada e depois nos conte se achou.

• editado 1:53PM

@Ribeiro @AlanNogueira O casal já tinha vindo antes ao Brasil em 1874: Registro 330 .

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/523e91990afb48d3b15bd280408b7f99?isRepresentation=false&selectedFile=55305375&fileType=IMAGE

Algumas considerações temporais: O Fausto nasceu em 14/06/1887, em Macaé - RJ, quando a mãe Lucinda já tinha 45 anos, o que era muito raro naquela época, e batizado em 1888 em Portugal. Com isso, pode-se supor que o Bonares ou Bonageres nasceu antes dessa data (a mãe não teria condições de ter filhos depois ), ou seja, do início de 1886 para trás. Como o casal chegou pela 2ª vez ao Brasil em 14/04/1882, e no passaporte não constava que estivessem levando filhos, temos a real possibilidade do Bonares ter nascido entre final de 1882 e início de 1886, mas nesse caso poderia ser em Macaé - RJ ou Penedono, pois não sabemos a data de retorno do casal para Portugal. Se nasceu em Macaé, teria ele também sido batizado em Portugal, tal qual o irmão Fausto? Lembrando que este último foi batizado (ou rebatizado!!) por correr perigo de vida.

• @Nairolasai ótimos achados, de certo modo explica melhor a dinâmica da família entre as duas cidades e abre uma esperança de que ainda que eventualmente tenha nascido em Macae tenha sido “rebatizado” em Penedono. Isso de certa forma amplia o número de anos a buscar nos livros de Penedono. @Ribeiro acho q vale a pena vc folhear o livro inteiro pois o período de busca aumentou muito

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.