Onde conseguir a segunda via da Certidão já averbada com Casamento e Óbito
Ola.
Pessoal, fiz um pedido de Certidão de Nascimento da minha avó (nascida em 1916) no Civil On line, porém o processo foi indeferido e informaram que está arquivado no Arquivo Distrital de Leiria.
Porém, a minha duvida é a seguinte: Eu sei que um primo meu (que nao tenho contato) já fez todo o processo de averbação das certidões (nao sei se do meu avô ou avó) ou dos dois, pois, como ele averbou o casamento e o obito, eu acredito que tenha sido dos dois, (ambos portugueses). Então, o fato dele ter feito isso, (averbado), se eu solicitar uma segunda via no arquivo distrital, vai vir a certidão antigona... de quando ele nasceu, certo? Onde eu consigo fazer uma busca dessa certidão já averbada? Entendo que ele já pegou essa antigona, as certidões aqui no Brasil de (casamento e obito) e averbou em algum lugar lá em Portugal... onde seria esse lugar e como fazer o pedido? Avó nascida em 1916 e Avô nascido em 1911. (Essas averbações devem ter sido feitas a uns 10 anos atrás, ou mais)
Comentários
@Delruts Dê uma olhada nesses arquivos de Leiria:
Leiria | tombo.pt https://share.google/BR3noRL34Qj0G8WCN
Se ele fez a transcrição do casamento e do óbito, foram criados assentos de casamento e de óbito que você consegue solicitar no Civilonline. Como o nascimento é antigo e não está informatizado, pode ser que não tenham feito o averbamento no livro original. Você pode entrar em contato com o arquivo distrital e perguntar se fizeram o averbamento. Se não tiver, basta enviar o assento de casamento junto com o de nascimento.
@Nairolasai Muito obrigado.... Eu já tinha dado uma vasculhada nesses arquivos ai sim.... Porém é meio que procurar uma agulha no palheiro, ne? hehe.. Em 1916 tem uns 10 livros... nem todos estão na ordem cronológica, sem contar as letras dos escreventes hehe... Alguma dica de como pesquisar la?
@SergioM Boa tarde... Muito obrigado... Para eu solicitar no Civil On line, ao preencher o pedido no site, eu direciono ao lugar em que ele nasceu? Ou, o local em que foi feita essa averbação lá em Portugal? Pois, a exemplo aqui no Brasil, seu eu nasci em SP e casei no Paraná, posso ir no cartorio do Parana e fazer minha certidão de casamento.... nao necessariamente lá onde eu nasci... Em Portual é assim tambem? Ou seja, quando esse meu parente fez, ele pode ter feito em qualquer outra cidade?
@Delruts Se quiser coloca aqui os dados dele que os colaboradores do Fórum talvez possam ajudar.