Cidadania portuguesa
Minha esposa é militar da Marinha de carreira (Praças) e considerada como técnica.
Somos casados a quase 6 anos e com 2 filhos menores ambos com cidadania portuguesa adquirida.
No caso dela, é impeditivo por ser militar de carreira (sargento), mas considerada como técnica, para adquirir a cidadania? Será que o ministério público de portugal poderá ser contra?
Tambem sou militar da Marinha de carreira, já estou na reserva, mas quando solicitei a cidadania ainda estava na ativa.
a única diferença é que no requerimento meu não pedia a profissão atual e para cidadania da esposa estão pedindo a sua profissão.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@APB1974
No caso dela, é impeditivo por ser militar de carreira (sargento), mas considerada como técnica, para adquirir a cidadania?
Sim, é impeditivo. Se é militar de carreira não vejo como escapar, a lei da nacionalidade é bastante clara nesse ponto. Segundo o artigo 9:
1 - Constituem fundamento de oposição à aquisição da nacionalidade portuguesa por efeito da vontade:c) O exercício de funções públicas sem carácter predominantemente técnico ou a prestação de serviço militar não obrigatório a Estado estrangeiro;Observe que no caso de militares não há ressalva do tipo "exceto se exercer função técnica". Se for militar de carreira é fundamento para oposição à aquisição da nacionalidade.
Será que o ministério público de portugal poderá ser contra?
Sim, certamente será contra. A lei veda a aquisição de nacionalidade por efeito da vontade a militares de países estrangeiros.
Tambem sou militar da Marinha de carreira, já estou na reserva, mas quando solicitei a cidadania ainda estava na ativa.