Filho natural de Rita, mas em uma certidão brasileira aparece o nome do pai!

Pessoal, tenho a seguinte dúvida:

No assento do português, lavrado em 1986, consta como filho NATURAL de Rita de Almeida!

Ocorre que, na certidão de casamento do português no Brasil, consta como filho NATURAL de Rita de Almeida, mas aparece o nome do pai (Abel Sampaio).

Por consequente, na certidão de nascimento do filho do português, também aparece o nome do avô (Abel Sampaio).

Em uma pesquisa, descobri que este fenômeno ocorre, pois a mãe do português (Rita), não era casada com Abel, sendo, portanto, solteira.

Minha dúvida é: Alguém aqui já passou ou viu alguma situação parecida com esta ? Sei que incongruências eram bem comuns, especialmente na época, onde tudo era feito por mera declaração, não havendo necessidade de comprovar qualquer documento. Meu medo é cair em exigência e eu ter de retificar todas certidões no Brasil.

Comentários

• @VitorAlmeida

O assento de casamento é declarativo, também o do nascimento do filho do português. Se o português declarou quem era o pai dele e todos os outros dados batem, não há problema nenhum (ele também declarou que era filho natural da mãe no casamento). Ele muito provavelmente viveu com o pai, só nunca foi registrada a filiação na igreja (assento de batismo em Portugal) porque os pais não eram casados. Isso era o comum na época.

Não é preciso retificar (nem faz sentido retificar, na verdade, porque era uma limitação histórica) nada se for só isso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.