transcrição de casamento entre portuguesa e brasileiro

Sou cidadã portuguesa e me casei no dia 16/08/2025, no Brasil, com meu marido, que é brasileiro. Após o casamento, solicitei a transcrição do casamento junto ao Consulado Português no Brasil.

O consulado já nos enviou o recibo/protocolo do pedido, informando que o nosso processo foi registrado com data de outubro de 2025. No entanto, fomos informados de que atualmente eles ainda estão analisando processos referentes a junho de 2025, o que tem gerado uma espera muito longa. Se seguir nesse ritmo eles só começarão o nosso em Janeiro de 2027

Temos urgência na conclusão dessa transcrição, idealmente dentro de até três meses. Alguém sabe como conseguir isso? [removido] se devemos ir presencialmente à uma conservatoria... me ajudemmmm

Comentários

• Não tem muito o que fazer, terá que aguardar o consulado, eles seguem uma fila e não são aceitos pedidos de prioridade.

Em qual você enviou? Eles que te passaram o prazo?

Os pedidos realizados junto ao consulado do RJ estavam saindo dentro de pouco mais de 1 mês e no consulado de SP entre 3-4 meses. Com o aumento de prazos para transcrições em Portugal, cerca de 9 meses, acredito que possa estar havendo uma maior procura por este serviço via consular, o que tende aumentar os prazos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.