Nome da mãe portuguesa saiu como solteira

Fórum que sempre salva, será que conseguem me iluminar uma dúvida?

Contexto:

Fiz o processo 1C de minha avó como filha de português

Depois disso, apesar de viuva, fizemos o reconhecimento do casamento e da alteração de nome na embaixada, e saímos com o assento constando nome novo nas anotações e tudo

Com o casamento anotado, dei entrada nos filhos e essa semana comecei a receber a conclusão de alguns processos, mas com o assento constando o nome de solteira

Para que saibam, ela tinha o sobrenome de Freitas no nascimento, e trocou por Carvalho no casamento.

No assentos dos filhos, que tiveram o 1C iniciado DEPOIS do casamento, ela segue de Freitas.

Tá certo isso? Ou preciso pedir retificação?

Pergunto pensando no CC e no passaporte. As mesmas pessoas terão nomes dos pais diferentes no passaporte BR vs EU?

Aqui o assento com casamento anotado:

Aqui o assento de um do filhos:

Comentários

• editado 9:16AM

@lucena

Não vejo o que e nem por quê retificar. O assento de nascimento dos filhos é "um retrato" do momento em que eles nasceram e, se entendi corretamente, quando eles nasceram ela era casada e usava o sobrenome "de Freitas". Ela só mudou novamente o nome mais tarde ao se divorciar.

Querer "retificar" o assento de nascimento dos filhos para trocar o nome da mãe para o que ela passou a usar após o divórcio é como se eu quisesse pegar uma antiga foto minha, de quando era adolescente, e trocar o jovem cabeludo de 16 anos por um "careca e barrigudo de 50 anos", afinal é assim que sou hoje. Sei que o exemplo parece bizarro, mas escolhi de propósito para deixar claro como não faz sentido querer mudar um documento do passado para que ele esteja fiel a coisas que aconteceram após o fato que ele registra.

Quando for ler o assento de nascimento de alguém, faça o seguinte exercício: faça de conta que você pegou uma "máquina do tempo" e viajou para a data em que a pessoa nasceu. As informações do assento tem que estar coerentes com a realidade como era naquela data. O que aconteceu depois só interessa ser averbado se for casamento/divórcio/óbito da própria pessoa. Mudanças de estado civil, nome ou óbito dos pais ou avós não interessam.

Pergunto pensando no CC e no passaporte. As mesmas pessoas terão nomes dos pais diferentes no passaporte BR vs EU?

A rigor, o nome da mãe nos documentos dos filhos deveria ter sido mantido exatamente como era na certidão de nascimento deles pelos motivos que disse acima, mas deixe como está, não acredito que tenha problemas pois é uma situação comum. Nos países de língua inglesa, por exemplo, é bem comum que ao fazer algum cadastro ou emissão de documentos peçam o "mother's maiden name" (nome de solteira da mãe) justamente por esse motivo.

PS: Está um pouco confuso por que nas imagens que você colocou acima não vejo o sobrenome "de Freitas" em lugar algum. Aparece o "Phelippe", mas a lógica de qualquer forma é a que expliquei acima.

• @ecoutinho na verdade, é o exato oposto. Todos os filhos foram registrados depois do casamento, quando ela já tinha trocado de nome.

Não há divórcio, apenas viuvez, e ela seguiu com o nome de casada. O problema então é que o registro não reflete o retrato do momento do nascimento, visto que ela já era casada.

Será que vale retificar?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.