Passaporte válido por 10 anos em 2026

Alguém tem notícias sobre como está a questão da nova validade do PEP?

Eu vi várias publicações de consulados (dentro e fora do Brasil) informando sobre a a mudança de validade de 5 para 10 anos no primeiro trimestre de 2026. Entretanto, o Diploma que trata do assunto (https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/14284-2024-898695314 ) diz:

12 - O Grupo de Trabalho deve orientar as suas atividades de modo a ser possível disponibilizar o novo modelo de passaporte a partir do segundo trimestre de 2026.

Eu tenho uma viagem longa para a Europa no final de março e preciso emitir o PEP antes, então queria saber se vale a pena esperar mais um pouco (e já receber com 10 anos) ou se solicito logo, pois não irão disponibilizar os 10 anos ainda no 1° trimestre.

Grato pelas respostas.

Comentários

• @danazulayfarias , qualquer coisa que dissermos será especulação, mas considerando que você viaja ainda no primeiro trimestre, eu não arriscaria. Portugal (assim como o Brasil) tem um longo histórico de adiamento de prazos e, numa busca agora, não achei absolutamente nenhuma notícia contendo informações atualizadas de autoridades. Tudo o que achei aponta para a divulgação da informação lá em 2024... Assim, pode ser que amanhã passe a ser dez anos, mas pode ser que só ano que vem. Pior, pode ser que eles resolvam implementar, dê um chabú enorme, e você precise esperar dois meses por um passaporte, seja ele de cinco ou dez anos.

Decidir, só você pode (afinal, como disse, pode ser que amanhã já esteja com a nova validade), mas EU pediria logo o meu (lembrando que o prazo médio do pedido sem urgência é de uma a duas semanas).

• @andrelas obrigado pela resposta. Vou aguardar até início de fevereiro e pedir independentemente da validade nesse momento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.