Cartão de residência permanente para esposa
Boa tarde, pessoal. Tudo bem?
Tenho a seguinte dúvida:
Eu e minha noiva vamos nos casar dia 28 de janeiro aqui em Portugal, onde já vivemos quase 4 anos legalmente (eu tenho cidadania e ela está com título de residência com visto de estudo). O problema é que o visto dela acaba dia 21 de março desse ano e não da para renovar por estudo, visto que ela já não se encontra mais na universidade.
Quero mudar o estatuto para reagrupamento familiar e conseguir algum tipo de cartão residente por sermos casados. A minha dúvida é quanto a AIMA, os processos são demorados, ainda nem abriu para ela poder renovar nada do tipo e o contrato dela no trabalho termina justamente dia 21 de março (dia que o título dela acaba) e não poderá renovar sem, no mínimo, uma marcação de agendamento na AIMA.
Ela se enquadra em que tipo de estatuto por se tornar, dia 28 de janeiro, esposa de um cidadão português? E como posso tentar agilizar isso para ela?
Comentários
@Loureirz esposa de cidadao portugues entra como artigo 15,mas tem que passar pela AIMA
@Loureirz
Quero mudar o estatuto para reagrupamento familiar e conseguir algum tipo de cartão residente por sermos casados.
Reagrupamento familiar é para esposa de estrangeiros que residem em Portugal com visto. Você é português, não cabe reagrupamento familiar. O que precisa é pedir o cartão de residência dela.
https://aima.gov.pt/pt/nacionais-ue-e-familiares/familiares-de-nacionais-ue/cartao-de-residencia-para-familiares-de-nacionais-ue
Como o casamento é muito recente, pode ser que peçam documentos adicionais para comprovar que o casal realmente convive e não é apenas um casamento de conveniência (não estou dizendo que seja, apenas que é normal serem mais criteriosos considerando que é um tipo de fraude comum e será um casamento muito recente quando ela for pedir o cartão de residência).
E como posso tentar agilizar isso para ela?
Até dia 28, quando estarão casados, não vejo muito o que fazer pois quem tem direito é esposa, não noiva. Depois disso o que precisa é conseguir um agendamento na AIMA o mais rápido possível, o que infelizmente também é demorado...
Edit. Vi que ela ficará sem trabalho ao vencimento do titulo.
Tinha falado em alterar do estudo pra trabalho pelo artigo 122, eu acho. A AIMA liberou isso recentemente.