Transcrição de casamento
Prezados, boa tarde!
Estou com uma dúvida. Minha mãe e portuguesa e não foi declarante do meu nascimento, logo preciso realizar a transcrição de casamento.
Ela e meu pai casaram, se divorciaram e restabeleceram o vínculo conjugal, ou seja restabeleceram o vínculo conjugal/casamento. Porem minha mãe passou a usar o nome de solteira. Como devo preencher o formulário da transcrição de casamento com o nome de casada do primeiro casamento original? Ou com o nome de solteiro.
Tem problema transcrever somente o primeiro casamento? Visto que apesar do divórcio eles continuam casados hoje em dia, com o único porém que minha mãe usa o nome de solteira.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@jpyrrho
Minha mãe e portuguesa e não foi declarante do meu nascimento, logo preciso realizar a transcrição de casamento.
Não necessariamente. Em que ano você nasceu e quanto tempo após seu nascimento você foi registrado?
Ela e meu pai casaram, se divorciaram e restabeleceram o vínculo conjugal, ou seja restabeleceram o vínculo conjugal/casamento. Porem minha mãe passou a usar o nome de solteira.
Eles realmente se divorciaram e casaram novamente ou se separaram judicialmente e depois retomaram o vínculo ao invés de divorciar? Parece mero detalhe, mas faz muita diferença: no primeiro caso há apenas um casamento, no segundo há dois casamentos.
Como devo preencher o formulário da transcrição de casamento com o nome de casada do primeiro casamento original? Ou com o nome de solteiro.
Depende. Nos dados do casamento preencha exatamente como consta na certidão de casamento, ou seja, vai aparecer o nome de solteira e depois informando que passou a assinar com o nome de casada. Se ela for assinar o requerimento, ela assina com o nome atual dela, conforme aparece no documento de identidade.
Tem problema transcrever somente o primeiro casamento? Visto que apesar do divórcio eles continuam casados hoje em dia, com o único porém que minha mãe usa o nome de solteira.
Supondo que a transcrição realmente é necessária, basta transcrever até a situação de quando você nasceu (imagino que seja na vigência do primeiro período de casamento).
@ecoutinho boa tarde!
Nasci em 24 julho 1996 e minha certidão e de 26 de julho de 1996. O declarante foi meu pai.
1 - casamento dos meu pais o primeiro foi em 1993. 2- Separação consensual em 2002. 3 - Averbação de restabelecimento conjugal por escritura. ( escritura de divorcio datada de 2020 - "restabelecimento conjugal do casal" ex conjuge usando nome de solteira, passando as partes ao estado civil de casados sob o mesmo regime de bens comunhao parcial de bens.
Nesse caso tenho como transcrever só primeiro casamento deles e preencher o formulario com nome de solteiro da minha mae? Sendo que la em cima na certidao no primeiro casamento minha mãe passou a adotar o nome do meu pai?
No requerimento entao preenche o nome de casado que ela adotou no primeiro casamento com meu pai e assina o formulario com o nome atual dela de solteiro. É Isso?
Obrigado pela ajuda!
@jpyrrho
Como vc nasceu após 1978 e foi registrado antes de completar 1 ano, a transcrição do casamento dos seus pais não é necessária para o seu pedido de nacionalidade. A perfilhação materna está estabelecida mesmo ela não sendo a declarante do seu nascimento.