Dúvida sobre a Necessidade de Transcrição de Casamento para Nacionalidade (Form 1C)

Olá,

Estou a preparar o meu pedido de nacionalidade portuguesa por descendência (pelo meu pai, que é português) e queria saber se a transcrição do casamento dos meus pais é obrigatória para este processo. Vi que no formulário 1C e nas informações no site não menciona isso, por isso fiquei com essa dúvida.

Agradeço se puderem me confirmar se é necessário ou não.

Obrigada pela ajuda!

Comentários

• editado January 7

@rita_123

Por favor evite fazer a mesma pergunta em vários lugares diferentes do fórum. Isso atrapalha quem quer te ajudar e torna mais difícil para as pessoas que tenham a mesma dúvida fazer uma busca no fórum no futuro.

Sobre sua dúvida, para responder com segurança é preciso saber algumas informações:

1 - Quando você nasceu? Antes ou depois de 1978?

2 - Quanto tempo após seu nascimento você foi registrada (emitida a primeira certidão de nascimento)?

3 - Quem consta como declarante na sua certidão de nascimento? Declarante é quem vai até o notário declarar o nascimento da criança.

4 - Apenas seu pai é português ou sua mãe também é?

• @ecoutinho

OK, anotado. Desculpe, pensei que não tinha sido publicado. Respondendo às suas questões:

1- Nasci em 2003, então depois de 1978.

2- A minha certidão de nascimento foi emitida cerca de 9 dias após o meu nascimento.

3- O meu pai consta como declarante.

4- Apenas o meu pai é português.

• @rita_123

No seu caso a transcrição de casamento dos pais não é necessária para o seu pedido de nacionalidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.