CRC Lisboa sem proposta / já não sei o que fazer

Olá pessoal,

Talvez alguém me possa ajudar -

O assunto é o seguinte. O meu pai fez um pedido de nacionalidade em Julho de 2022. Como é de Moçambique o processo é do setor "PR1 / Ultramar" (ou seja, ex-colónias Africanas). Segundo a lista já estão a tratar dos processos da 1a quinzena de 2023. Então supostamente á ultrapassaram o do meu pai. Como neste setor não se emitem senhas não temos como obter informações. A única maneira de saber o estado do processo é por email, mas nunca nunca nunca respondem. Mandámos vários emails em pelo ano inteiro e durante o ano todo de 2025 não recebemos uma reposta que não seja aquela resposta automatizada.

Em meados de Dezembro liguei para o CRC Lisboa e disseram-me que ainda não pegaram no pedido dele e que realmente seria esquisito, mas essa seria a única informação que podem ver no computador. A agente ao telefone disse-me para mandar um email e pedir esclarecimento (o que achei irónico porque nunca respondem).

Agora já não sei o que fazer mais. Não há senhas, por telefone não sabem nada, e por email não respondem.

O meu pai vive em Moçambique portanto ele não tem como ir aos CRC em Lisboa.

Alguém tem uma ideia?

Comentários

• editado January 6

@diogoDE Qual o canal utilizado para envio do pedido de nacionalidade?

• @Rodrigo_Miranda Ele fez em pessoa no Consulado Geral de Portugal em Maputo, Moçambique.

• @diogoDE

Nesse caso, a única forma é entrar em contato direto com o Consulado em Maputo.

Ou pode tentar pedir o assento de nascimento dele no CivilOnline: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

• @carlasimone Mas o Consulado não sabe nada. Eles só mandam os pedidos para Lisboa.

disseram nos para enviar uma carta registada para os CRC Lisboa. Vamos tentar. Mas vai demorar muito tempo de Moçambique, e honestamente, não estamos com muita esperança de receber resposta.

mas obrigado pela dica, vamos também pedir o assento de nascimento no Civil Online. Quer dizer, pode ser que já tenha saído sem sequer sabermos? Era isso que querias dizer @carlasimone ?

obrigado

• editado January 7

@diogoDE

Quando se protocola através do consulado, não se recebe senha de acompanhamento, porque o consulado que fica “responsável” por acompanhar o seu processo (por isso a sugestão, não obstante eles não tenham poder nenhum de decisão sobre o seu processo). Mas transparência, zero.

Sim, foi isso que quis dizer (e eles também podem recusar caso o assento não esteja pronto por razão de não se ter concluído o processo; nesse caso, eles lho vão avisar: “Pedido (de assento) recusado por (…). Tem um pedido de nacionalidade para decisão de numeração XXXXXXXX”). Pode tentar isso ou, se ainda estiver reticente, ligar para a Linha Registos através do Talk360 ou Viber, que costumam cobrar bem pouco por chamadas internacionais. Vai precisar estar acompanhado do seu pai.

• @carlasimone obrigado!

fiz agora o pedido de assento de nascimento dele. Vamos ver então. Realmente já ouviram falar de processos finalizados e aprovados nos quais os requerentes não foram avisados? Já aconteceu?

O meu pai também vai fazer uma marcação no consulado em Maputo.

vou vos mantendo a par dos acontecimentos para quem estiver numa situação parecida no futuro!

• @diogoDE Eu vi alguns relatos. Poucos, mas tem, então não me parece comum, mas também não impossível. Teve um relatório de maio do ano passado do IRN que apontava algumas falhas na nova plataforma digital. Talvez tenha alguma ligação. Está na página 48, caso tenha interesse.

https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Planos/Plano%20Atividades%202025.pdf?ver=dJWdlvqocjdmWi_C6CWyYQ%3d%3d&timestamp=1750181854781

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.