"Alguém sabe em que mês a CRC Lisboa está nos processos de netos pós-exigência?"

Olá, pessoal.

Tenho um processo de nacionalidade por atribuição (neto), entrada em 2021, com exigência que considero indevida, já cumprida há mais de 8 meses, e sem qualquer decisão até agora.

Já percorri todas as vias administrativas (IRN, IGSJ e Ministério da Justiça que ja oficiou 2 vezes o IRN) e estou avaliando a necessidade de uma intimação judicial para a prática de ato legalmente devido, apenas para forçar decisão.

Alguém poderia indicar advogado(a) em Portugal, sério(a), com experiência em nacionalidade, que cobre valores razoáveis para esse tipo de ação?

Agradeço desde já.

Comentários

• @Tregina as regras do fórum proibem terminantemente a indicação de qualquer tipo de serviço profissional, infelizmente não podemos ajudar com isso :-(

• @AlanNogueira

Prezados moderadores,

Peço desculpas se a minha mensagem anterior deu a entender qualquer intenção de descumprir as regras do grupo — isso não foi, de forma alguma, o meu objetivo.

Como requerente que reside no Brasil, em processo de nacionalidade há vários anos, tenho enfrentado grande dificuldade em encontrar apoio jurídico em Portugal de forma segura e acessível, sem estar fisicamente no país. Por isso, entendi que o fórum — que sempre se mostrou um espaço de apoio, troca de experiências e orientação entre requerentes — poderia eventualmente auxiliar com informações gerais ou experiências pessoais, e não com indicação profissional direta.

Compreendo e respeito a posição da moderação quanto a não permitir indicações de profissionais, e reforço que a minha intenção foi apenas buscar caminhos para dar andamento regular ao meu processo, que se encontra com demora excessiva.

Agradeço o trabalho de vocês e o espaço que o fórum proporciona a todos nós.

Com respeito,

Telma

• @Tregina Entendo perfeitamente a sua angústia em querer resolver a cidadania o quanto antes. É uma espera muito difícil.

No entanto, gostaria de te tranquilizar: pesquisando o cenário atual, fica claro que o atraso não é algo específico do seu processo, mas sim uma situação geral. A demanda aumentou excessivamente e os órgãos estão sobrecarregados. Para você ter uma ideia, eu dei entrada no processo do meu pai em 2022 (cidadania por neto) e até hoje não foi concluído.

Sobre contratar um advogado, sugiro cautela. Pelas pesquisas que fiz, mesmo via judicial ou com advogados, os prazos de atendimento para novos casos também estão girando em torno de um ano, além de ter um custo considerável. Se o seu visto está regular, acredito que o melhor caminho seja aguardar o curso normal do processo administrativo.

Eu também estou super ansiosa, pois dependo da conclusão do processo do meu pai para dar entrada no meu. Já são mais de 3 anos nessa expectativa. Só estou te contando isso para que veja que não está sozinha nessa; os prazos estão estendidos para todos, infelizmente.

Vamos torcer para que ande logo. Boa sorte para nós!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.