1C - Casei e mudei de nome
Bom dia,
Se alguma alma caridosa puder ajudar.
Casei e mudei de nome, preciso fazer homologação do meu divórcio em Portugal antes de tirar a minha cidadania (1C) ou somente depois? Está averbado na minha certidão de nascimento e meu Pai Português (desde 12/2025), me reconheceu antes de 1 ano de idade.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.

Comentários
@Rodrigo_Ferreira
@Rodrigo_Ferreira nao,casamento e divórcio apenas qdo sair seu processo.
Como foi esse reconhecimento do se pai?
Judicial?ou ele apenas foi ao cartório?isso é fundamental,pois se houve algum processo normalmente o procedimento é diferente.
@carlasimone Muito obrigado por sua ajuda.
Outra dúvida se puder ajudar:
Meu Pai virou Português em 12/2025, vou fazer a transcrição do casamento dele e óbito da minha mãe no Consulado de Santos.
Rodrigo
1- Se fizer a transcrição no consulado, não tem nem como fazer novamente em Portgual, já vai estar feita. A obrigação de manter o estado civil atualizado em Portugal é do próprio cidadão, ou seja, do seu pai. O correto é ele transcrever o casamento em Portugal (seja via consulado ou conservatória) e depois averbar o divórcio (com advogado). Mas isso não tem nenhuma relação com a sua solicitação como filho de português.
2- Se seu pai foi o declarante do seu nascimento no primeiro ano de vida e não mudou de nome quando casou, você não precisa se preocupar com o estado civil dele, é só mandar seu processo 1c.
Isso considerando que seu pai tem cidadania originária, como filho ou neto de português.
@guedesmarcia Oi Marcia. Separação Judicial, não divorciaram-se, mãe falecida.
@SergioM Muito obrigado pela resposta. Ele é Neto de Português, através de processo 1D de nacionalidade.
@Rodrigo_Ferreira
Já verificou se realmente é necessário transcrever o casamento dos seus pais para seguir com seu pedido de cidadania?
Meu Pai virou Português em 12/2025, vou fazer a transcrição do casamento dele e óbito da minha mãe no Consulado de Santos.Se aceita conselho, envie os documentos para transcrever o casamento no consulado do RJ. Fazem em menos de 1 mês, em Santos a última vez que vi levava algo como 4 meses.
Separação Judicial, não divorciaram-se, mãe falecida.Nesse caso, seu pai é viúvo. Depois que transcrever o casamento de seus pais, ignore a separação e transcreva o óbito de sua mãe. Acredito que pode pedir para fazer os dois pedidos simultaneamente no consulado.
Muito obrigado à todos que responderam. ☺️
Com as informações que vocês me deram acho que cheguei às seguintes decisões:
Parece um bom planejamento? Dessa forma resolve tudo e não se deixa pendências.