1C - Casei e mudei de nome

Bom dia,

Se alguma alma caridosa puder ajudar.

Casei e mudei de nome, preciso fazer homologação do meu divórcio em Portugal antes de tirar a minha cidadania (1C) ou somente depois? Está averbado na minha certidão de nascimento e meu Pai Português (desde 12/2025), me reconheceu antes de 1 ano de idade.

Comentários

• editado December 2025

@Rodrigo_Ferreira

1. Protocole o seu pedido de cidadania enquanto filho de português;
    2. Quando receber a cidadania, transcreva o seu casamento numa conservatória portuguesa;
    3. Quando o casamento for transcrito, contrate um advogado português e homologue o divórcio em Portugal.
  • @Rodrigo_Ferreira nao,casamento e divórcio apenas qdo sair seu processo.

Como foi esse reconhecimento do se pai?

Judicial?ou ele apenas foi ao cartório?isso é fundamental,pois se houve algum processo normalmente o procedimento é diferente.

• @carlasimone Muito obrigado por sua ajuda.

Outra dúvida se puder ajudar:

Meu Pai virou Português em 12/2025, vou fazer a transcrição do casamento dele e óbito da minha mãe no Consulado de Santos.

1. Conseguirei fazer a transcrição de casamento dele em Portugal depois? Ou nem preciso pois minha mãe faleceu. Eles casaram e eram separados judicialmente.
    2. Consigo fazer meu processo 1C, sem homologar a sentença dele em Portugal?

Rodrigo

• editado December 2025

1- Se fizer a transcrição no consulado, não tem nem como fazer novamente em Portgual, já vai estar feita. A obrigação de manter o estado civil atualizado em Portugal é do próprio cidadão, ou seja, do seu pai. O correto é ele transcrever o casamento em Portugal (seja via consulado ou conservatória) e depois averbar o divórcio (com advogado). Mas isso não tem nenhuma relação com a sua solicitação como filho de português.

2- Se seu pai foi o declarante do seu nascimento no primeiro ano de vida e não mudou de nome quando casou, você não precisa se preocupar com o estado civil dele, é só mandar seu processo 1c.

Isso considerando que seu pai tem cidadania originária, como filho ou neto de português.

• @guedesmarcia Oi Marcia. Separação Judicial, não divorciaram-se, mãe falecida.

• @SergioM Muito obrigado pela resposta. Ele é Neto de Português, através de processo 1D de nacionalidade.

• editado December 2025

@Rodrigo_Ferreira

Já verificou se realmente é necessário transcrever o casamento dos seus pais para seguir com seu pedido de cidadania?

Meu Pai virou Português em 12/2025, vou fazer a transcrição do casamento dele e óbito da minha mãe no Consulado de Santos.

Se aceita conselho, envie os documentos para transcrever o casamento no consulado do RJ. Fazem em menos de 1 mês, em Santos a última vez que vi levava algo como 4 meses.

Separação Judicial, não divorciaram-se, mãe falecida.

Nesse caso, seu pai é viúvo. Depois que transcrever o casamento de seus pais, ignore a separação e transcreva o óbito de sua mãe. Acredito que pode pedir para fazer os dois pedidos simultaneamente no consulado.

• Muito obrigado à todos que responderam. ☺️

Com as informações que vocês me deram acho que cheguei às seguintes decisões:

1. Meu Pai fará a transcrição do casamento e morte da nubente não portuguesa, (já está pago em Santos), e resolvo essa parte da última geração, ficando a critério dele se quer homologar em Portugal por alguma razão de impostos ou não;
    2. Aplicarei 1C via ACP via correio, pois tenho um formulário (1D do meu Pai pago duas vezes e a Contabilidade autorizou utilizar esse crédito para meu 1C, desde que faça físico, pois online, teria que pagar a taxa em um dos passos e não seria possível ainda, e etc…
    3. Depois de receber o meu assento, faço a transcrição do meu casamento e homologação em Portugal.
    4. Farei o registro dos filhos menores de 18 anos.

Parece um bom planejamento? Dessa forma resolve tudo e não se deixa pendências.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.