Certidão de casamento com averbação

Bom dia pessoal. Estou tentando fazer a cidadania do meu filho, já enviei os documentos e obtive a resposta dizendo que devo transcrever meu casamento numa conservatória de registro civil ou consulado de Portugal. Fato é que sou divorciada, mas na certidão do meu filho consta o meu nome de casada mas com averbação passando para nome de solteira. Honestamente não sei o que fazer. Vcs teria alguma dica pra mim por gentileza? 

Comentários

  • Jacqueline nunes averbação na certidão

  • editado November 28

    Como portuguesa, você tem obrigação de manter seu estado civil atualizado em Portugal, o que significa transcrever seu casamento e depois homologar seu divórcio, mas isso é uma obrigação sua, não do seu filho, então a falta da transcrição por si só não impede a cidadania dele.

    Se estão pedindo para transcrever o casamento é porque a filiação em relação a você não está estabelecida perante a lei portuguesa. Se for o caso, não tem mistério, basta transcrever o casamento para estabelecer a filiação. Isso é fácil, pelo consulado do RJ fica pronto em torno de 1 mês. Depois disso, vai ter que homologar o divórcio, que é a parte mais cara e demorada porque vai precisar de advogado português.

    O processo do seu filho está em Portugal ou em algum consulado? Em que ano seu filho nasceu?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.